HOME > Mundo

Terremoto de magnitude 7,0 atinge a Califórnia e preocupa moradores da região (vídeo)

Cerca de 4,7 milhões de moradores de dois estados norte-americanos ficaram sob o alerta de tsunami antes que ele fosse retirado. Veja as reações nas redes

Localização de terremoto de magnitude 7,0 na Caifórnia (Foto: USGS via Reuters)

247 - Um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa norte da Califórnia nesta quinta-feira, gerando um breve alerta de tsunami para uma grande área do litoral da Califórnia e do Oregon, disseram autoridades. Cerca de 4,7 milhões de moradores dos dois estados ficaram sob o alerta de tsunami antes que ele fosse retirado, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

Cerca de 19 mil pessoas estão sem energia elétrica no norte da Califórnia. Tremores menores ocorreram cerca de 10 minutos depois no Havaí, a mais de 3 mil km de distância da Califórnia.

Moradores receberam alertas por telefone com o texto: "Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem atingir as áreas costeiras próximas. Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar."

O terremoto, que ocorreu a uma profundidade rasa de 10 km, teve seu epicentro cerca de 63 km a oeste da cidade de Ferndale, uma parte pouco povoada da costa norte da Califórnia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O Centro Nacional de Tsunamis dos EUA chegou a emitir um alerta para uma longa extensão da Costa Oeste do país, de Dunes City, no Oregon, até São Francisco e San Jose, na Califórnia, a 643 km de distância para o sul.

O departamento de polícia da cidade de Berkeley emitiu uma ordem de retirada para partes da cidade na Baía de São Francisco "devido a um tsunami que se aproxima de West Berkeley", de acordo com um alerta enviado aos moradores.

O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, escreveu nas redes sociais que o governador "está se reunindo agora com autoridades estaduais de emergência e trabalhando para garantir que os californianos estejam seguros" (com Reuters).

Artigos Relacionados