HOME > Mundo

'Zelensky prepara ofensiva com bombardeio em vários bairros', denuncia chefe de Estado de Donetsk, região separatista da Ucrânia

Denis Pushilin denunciou que a Ucrânia, governada pelo presidente Volodymyr Zelensky, pretende acusar Donetsk e a Rússia de destruir infraestrutura e matar pessoas

Denis Pushilin (Foto: Reuters)

247 - O chefe de Estado da República Popular de Donetsk (DPR, ou Donetsk People’s Republic, em inglês), Denis Pushilin, afirmou que militares ucranianos estão preparando uma ofensiva para o bombardeio de vários bairros residenciais e assentamentos no local. O chefe de estado afirmou que, entre os locais na mira dos ucranianos, estão Kramatorsk, Artemovka, Slavyansk, Mariupol e outros. Pushilin afirmou que o governo ucraniano pretende acusar as unidades da DPR e da Federação Russa de destruir infraestrutura e matar pessoas. A informação foi publicada pela Sputnik.

Donetsk é uma região separatista da Ucrânia. Em fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto reconhecendo a independência da região e também da República Popular de Lugansk, o que aumentou a tensão com o governo ucraniano. 

A tensão entre Rússia e Ucrânia aumentou, após o massacre em Bucha, cidade localizada a cerca de 37 quilômetros da capital ucraniana, Kiev. Autoridades do governo ucraniano estimaram que até 300 corpos podem estar em uma vala comum no local. 

No último domingo (3), a Rússia negou a autoria do massacre e afirmou que as imagens de corpos nas ruas de Bucha são "outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais".

O governo russo é contra a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos, que tentam ampliar a influência no leste europeu. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: