Abra Group, controlador da GOL, amplia frota com Airbus A330neo
Grupo Abra, controlador da GOL e Avianca, investe em novos aviões para expandir operações na América Latina e rotas internacionais
247 - O Abra Group, controlador das companhias aéreas GOL Linhas Aéreas (B3: GOLL54) e Avianca, anunciou na última quinta-feira (16) a expansão de sua frota com a adição de cinco aeronaves Airbus A330-900neo. Através de contratos de arrendamento operacional com a Avolon Aerospace Leasing Limited, as entregas estão programadas para 2026. A medida faz parte da estratégia do grupo de fortalecer sua atuação tanto na América Latina quanto em rotas internacionais de longo curso. As informações são do portal Brazil Stock Guide.
Além dos cinco A330neo, o grupo também assinou uma carta de intenções para a aquisição de até duas aeronaves adicionais. A alocação dos novos aviões será determinada conforme as necessidades operacionais e financeiras de cada empresa sob o comando do Abra, levando em consideração as oportunidades de mercado e as demandas específicas de cada companhia aérea. Assim, as aeronaves poderão ser operadas por qualquer uma das empresas controladas pelo grupo, com responsabilidades de propriedade e financeiras atribuídas ao operador que utilizar a aeronave.
O Abra Group, que também tem participação estratégica na Wamos Air, da Espanha, tem ampliado sua presença no mercado de aviação regional, promovendo sinergias entre a GOL e a Avianca. A adição dos Airbus A330neo vem para complementar a estratégia do grupo de expandir sua rede internacional, com um foco especial nas rotas que conectam a América do Sul à Europa. Além disso, as novas aeronaves serão um importante reforço para as operações de longo curso, proporcionando uma maior capacidade e eficiência nas rotas transatlânticas.
Apesar da entrega das aeronaves estar prevista apenas para 2026, o grupo garantiu que não haverá impactos financeiros imediatos para a GOL ou outras afiliadas. Os investimentos e os compromissos financeiros dependem do cumprimento das condições típicas de leasing e da entrega das aeronaves. Em um movimento adicional, o Abra Group informou que pretende submeter um esboço de registro (Form F-1) à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para um possível IPO das suas operações com a Avianca e a GOL.



