Aneel aprova reajuste das tarifas da CPFL Piratininga e da Equatorial Goiás
Reajustes passam a valer nesta semana e afetam consumidores residenciais e empresariais
247 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21) os novos índices do Reajuste Tarifário Anual de 2025 da CPFL Piratininga e da Equatorial Goiás. As decisões foram tomadas em reunião de diretoria e começam a valer já nesta semana, segundo informou o órgão regulador.
No caso da CPFL Piratininga, que atende cerca de 1,98 milhão de unidades consumidoras em 27 municípios do estado de São Paulo, os novos valores passam a vigorar a partir desta quinta-feira (23). O reajuste para consumidores residenciais (classe B1) será de 5,58%. Para a baixa tensão, o efeito médio será de 5,64%, e para a alta tensão, de 12,15%, resultando em impacto médio de 7,63%.
Na área da Equatorial Goiás, que abastece aproximadamente 3,49 milhões de unidades consumidoras, o aumento entra em vigor já nesta quarta-feira (22). O reajuste para residenciais da classe B1 será de 18,74%. Para a baixa tensão, o efeito médio será de 19,01%, e para a alta tensão, de 17,04%, com impacto médio de 18,55%.
De acordo com a Aneel, os principais fatores que influenciaram os cálculos foram os custos com aquisição, transporte e distribuição de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros.
A agência lembrou ainda que os contratos de concessão preveem dois processos de atualização: o Reajuste Tarifário Anual (RTA), aplicado nos anos sem revisão, e a Revisão Tarifária Periódica (RTP), de caráter mais abrangente, que define custos operacionais, metas de qualidade e o chamado “fator X”.



