Transporte de cargas cresce 40% acima do pré-pandemia
IBGE aponta avanço contínuo no setor, impulsionado pela safra agrícola de 2025
247 - O transporte de cargas no Brasil atingiu em agosto um nível quase 40% superior ao registrado antes da pandemia de Covid-19, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que a atividade subiu 0,6% em relação a julho, marcando o quarto mês seguido de crescimento e um ganho acumulado de 2,4%.
De acordo com o Valor Econômico, o desempenho é fortemente influenciado pela agricultura em 2025. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destacou que esse movimento reflete tanto o aumento do transporte de insumos agrícolas, como fertilizantes, quanto o escoamento da produção.
Desempenho no transporte de cargas
O setor se mantém em patamar 38,7% acima de fevereiro de 2020, período imediatamente anterior à pandemia. Apesar disso, ainda está 4% abaixo do pico histórico registrado em julho de 2023, quando atingiu seu nível mais alto da série.
Passageiros também apresentam alta
O transporte de passageiros também teve crescimento em agosto, com avanço de 0,3% em relação ao mês anterior, após ter recuado 2,2% em julho. Na comparação com o período pré-pandemia, a atividade está 9,9% acima, mas continua distante do recorde da série, de fevereiro de 2014, quando o volume era 15,6% maior que o atual.
O levantamento reforça a recuperação do setor de transportes, com destaque para a resiliência do segmento de cargas, que vem sustentando índices positivos ao longo de 2025, em sintonia com a expansão do agronegócio.



