As estrelas do Alentejo. O céu mais bonito fica no sul de Portugal

Rica em história e em tradições, a encantadora região do Alentejo, situada no coração de Portugal abriga ainda o céu mais bonito do planeta

Rica em história e em tradições, a encantadora região do Alentejo, situada no coração de Portugal abriga ainda o céu mais bonito do planeta
Rica em história e em tradições, a encantadora região do Alentejo, situada no coração de Portugal abriga ainda o céu mais bonito do planeta (Foto: Gisele Federicce)

 

A constelação de Órion, no céu da cidade de Alqueva, Alentejo

A constelação de Órion, no céu da cidade de Alqueva, Alentejo

 

Por: Fabíola Musarra

Viajar para o Alentejo é muito mais do que conhecer um pouco sobre as tradições, a história e a cultura de Portugal. É também literalmente observar um dos pedacinhos de céu mais bonitos do planeta, segundo a Unesco e a Organização Mundial de Turismo (OMT).

Recentemente, as duas entidades certificaram algumas cidades com o Starlight Tourism Destination, elegendo as melhores vistas noturnas do planeta. Com um céu repleto de estrelas cadentes, Alqueva, na região do Alentejo, consagrou-se como o primeiro destino indicado.

 

O céu sobre as ruinas celtas (cromleck) do Xerez, no Alentejo

O céu sobre as ruinas celtas (cromleck) do Xerez, no Alentejo

 

Batizada com o nome oficial de Freguesia de Alqueva, a região tem seu ponto forte no turismo ecológico, oferecendo diversas opções de hospedagem nas propriedades rurais e nos hotéis que abriga. Se você pretende passar uns dias por lá, a dica é consultar o site www.roteirodoalqueva.com que reúne endereços de restaurantes e de hospedagens na região, além de suas atrações turísticas.

Quanto a essas últimas, os passeios de barco são outra das principais estrelas do lugar. Então, o que acha de embarcar em um deles e fazer um tour na Barreira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Com 250 quilômetros quadrados e mais de 1.100 quilômetros de margens, abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, além dos municípios de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno.

 

Castelo da Beja, no Alentejo

Castelo da Beja, no Alentejo

 

Se você ficou interessado, saiba que os barcos partem diariamente da Marina da Amieira e dos cais da Barragem e de Reguengos de Monsaraz. Os diferentes tipos de embarcação – a motor e à vela, pequenos e até os com capacidade para 120 pessoas – fazem diferentes trajetos ao longo da barragem. Há variadas opções de passeios, desde os de curta duração até os cruzeiros de várias horas com parada em uma das aldeias ribeirinhas do Alqueva.

Terra de pastores – Aldeias e vilarejos de simpáticas casinhas são o que não faltam nesse cantinho de terra. Situado no centro-sul do país, o Alentejo, na realidade, compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, a metade sul do distrito de Setubal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. 

Em função de seu tamanho, o governo português dividiu a província em Alto Alentejo no norte (capital: Évora) e Baixo Alentejo no sul (capital: Beja). Paradoxalmente, a região é a menos povoada de Portugal.

 

As casas caiadas de Monsaraz, uma das cidades históricas do Alentejo

As casas caiadas de Monsaraz, uma das cidades históricas do Alentejo

 

Predominantemente habitada por pastores e camponeses, o Alentejo é o maior produtor de cortiça do mundo. Curioso saber que a cortiça é uma casca que somente pode ser extraída do sobreiro (Quercus súber) uma vez a cada nove anos, período em que a árvore permanece sem ser descortiçada.

Se você estiver viajando pelo Alentejo de carro rapidamente vai notar as planícies ora recobertas por incontáveis sobreiros, ora tingidas por infinitos campos de trigo. Aqui e ali também vai se deparar com as intrigantes casas de minúsculas janelas, assim construídas para manter o frescor nos quentes dias verão e o calor no frio do inverno.

 

O Alentejo é uma extensa área, essencialmente rural e com uma baixa densidade demográfica

O Alentejo é uma extensa área, essencialmente rural e com uma baixa densidade demográfica

   

História – O céu não é a única estrela do Alentejo. Desenhada por paisagens naturais estonteantes, a região oferece atrações para todos os gostos, desde roteiros que revivem a história até os feitos sob medida para os seguidores de Bacco e para os amantes de um bom prato.

Se o assunto é história, o Alentejo reúne incontáveis testemunhas da presença de diferentes civilizações em Portugal. São castelos, monumentos, ruínas e vestígios romanos e de confrontos com mouros e com outros povos que invadiram o país.

 

Monsaraz, Alentejo

Monsaraz, Alentejo

 

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Évora é um endereço obrigatório para quem gosta de história. Abriga a ruína com colunas coríntias do século I do Templo Romano, a Catedral de Santa Maria, a Igreja de São José e a Capela dos Ossos, o Palácio Dom Manuel e a Ermida de São Brás, entre muitas outras antigas edificações. 

Não é só. Subindo a Serra de São Mamede até Marvão, um castelo construído em 1299 exibe uma fortaleza de lindas muralhas. Já em Elvas fica o Aqueduto da Amoreira, com sete quilômetros de extensão.

 

Café na Praça Giraldo, em Évora, Alentejo

Café na Praça Giraldo, em Évora, Alentejo

 

Pão & Vinho – Para os amantes de vinho, o Alentejo oferece diversos programas, desde visitar a Enoteca e o Museu do Vinho de Redondo até conhecer algumas das mais de 250 vinícolas da região. Se essa é a sua intenção, o site da Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (www.vinhosdoalentejo.pt) pode ser útil, indicando a localização e o caminho das propriedades onde você pode provar excelentes vinhos.

Beber combina com comer. E a gastronomia é um capítulo à parte do Alentejo. Riquíssima em sabores e paladares, sempre esteve ligada aos produtos do campo e baseia-se na trilogia pão, azeite e ervas aromáticas.

 

O rio Tejo, em Belver, no Alto Alentejo

O rio Tejo, em Belver, no Alto Alentejo

 

O pão é o eterno acompanhante de todos os petiscos e pratos principais. Também está presente nas típicas sopas da região, como as sopas de peixes, por exemplo. É ainda o principal protagonista das migas, um prato típico da Península Ibérica, cuja receita combina pão duro com bacalhau ou com carne de porco. As migas também podem ser de tomate, de couve-flor e de aspargos verde...

Quanto ao azeite, faz toda a diferença na hora do preparo dos pratos. No Alentejo, você vai perceber o que é significa saborear refeições preparadas com azeite virgem. O azeite alentejano é um dos melhores do mundo.

 

Mesa típica com iguarias do Alentejo

Mesa típica com iguarias do Alentejo

 

Já as ervas aromáticas – os coentros, poejos, a hortelã, a segurelha, o tomilho, o orégano e o louro – são os astros da gastronomia local. Juntos, pão, azeite e ervas enriquecem os pratos típicos da região, como os preparados com carne de porco, legumes, peixes e frutos do mar.

O Alentejo é único, porém diverso. É atlântico e mediterrâneo, serra e planície, costa e interior, rios e mar. Sua gastronomia é um reflexo disso tudo. Preciso dizer mais? Informações: www.turismodoalentejo.com.br

 

Maquete do Pavilhão da Alemanha na Expo Milano 2015

Maquete do Pavilhão da Alemanha na Expo Milano 2015

2 Milão se prepara para a maior feira do mundo

A arrojada cidade de Milão, no norte da Itália, será palco de um dos mais importantes eventos internacionais do planeta: a Expo Milano 2015, que acontece do dia 1º de maio a 31 de outubro. Mais do uma  viagem pelos sabores e tradições gastronômicas do mundo, a feira tem como tema “Nutrir o planeta, energia para a vida” e pretende levantar discussões sobre a educação alimentar, a nutrição, a tecnologia e os recursos planetários.

Para isso, os mais de 145 países participantes, incluindo o Brasil, vão mostrar e, sobretudo, analisar o passado e o presente da alimentação, traçando os futuros cenários da nutrição e os desafios que envolvem o tema.

Para realizar uma feira do porte da Expo, um terreno de aproximadamente um milhão de metros quadrados na área noroeste de Milão está em obras, abrangendo ainda as cidades limítrofes de Rho, Baranzate, Bollate e Pero. Alguns dos melhores arquitetos do mundo trabalham no projeto.

A Expo Milano 2015 deve atrair mais de 20 milhões de pessoas. Estará aberta diariamente das 10 às 23 horas. Os ingressos já podem ser adquiridos no site www.expo2015.org 


A incrível Alesund, porto da Noruega

A incrível Alesund, porto da Noruega

3 Navio da Disney traz “Frozen” a bordo

A Disney Cruise Line tem novidades para o verão no Hemisfério Norte: durante toda essa estação, o Navio Magic terá uma programação temática inspirada no filme “Frozen”. Durante o trajeto rumo a Noruega, a terra que inspirou o fictício reino de Arendelle, os passageiros participarão de atrações em terra firme, a serem realizadas no porto.

O porto norueguês de Ålesund será palco de uma delas. Com recriações de construções do século 19 e um grand finale com a presença dos personagens da animação, a atração foi idealizada especialmente para a Disney Cruise Line para fascinar os viajantes com o charme das pequenas cidades norueguesas.

 

Navio da Disney Cruise Line

Navio da Disney Cruise Line

 

Além de Ålesund, o navio faz ainda paradas em fiordes e nos portos norueguesas de Stavanger, Geiranger, Molde, Olden and Bergen e Geiranger. Já os passageiros interessados podem embarcar em um passeio para conhecer as belezas naturais e a rica arquitetura escandinava reproduzida em “Frozen”.

A viagem será acompanhada pelos personagens do filme, com atividades que lembram a obra infantil. Por sua vez, o interior da embarcação será transformado em um “reino de inverno”, proporcionando aos passageiros a experiência de se viver no palácio de gelo nas montanhas da rainha Elsa, personagem principal da animação.

Danças folclóricas, músicos locais, jogos da época e a gastronomia da Noruega completam a programação. Os pacotes de sete e nove noites começam em 6 de junho. Informações podem ser obtidas no site da Disney Cruise Line (www.disneycruise.com) e nas agências de viagem.


O TGV, na França, um dos trens da Rail Europa

O TGV, na França, um dos trens da Rail Europa

4 Promoção oferece dias extras de viagem

A Rail Europe, distribuidora de bilhetes e passes de trens europeus, está com uma promoção que oferece até cinco dias extras de viagem para quem adquirir o Eurail Global Pass, passe que permite viagens de trem por 28 países europeus.

Pela promoção, quem comprar o Eurail Global Pass para 15 dias ganha dois dias extras de viagem. Já o passe para 21 dias oferece terá três dias a mais para viajar, enquanto o passe de 30 dias, cinco dias extras.

A promoção somente vale para compras efetuadas até o dia 27 de março. Já as viagens podem ocorrer até seis meses a partir da data de emissão. Mais detalhes estão disponíveis site da Rail Europe, no link www.raileurope.com.br/special-offers


A vinícola da família Corley, uma das mais importantes de Monticello

A vinícola da família Corley, uma das mais importantes de Monticello

5 Monticello está entre as top 10 áreas vinícolas dos EUA

A região Monticello, na Virginia, foi eleita pela revista Condé Nast Traveler como a sexta área vinícola dos Estados Unidos para ser explorada pelos turistas este ano. O ranking foi elaborado pelos jornalistas Elizabeth Stark e Brian Campbell, ambos especializados em gastronomia.

Anteriormente, o Estado da Virginia também havia sido reconhecido como um dos melhores destinos de vinho pelas publicações Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine e Washington Post.

 

Entardecer em Loudoun County, na Virgínia, EUA

Entardecer em Loudoun County, na Virgínia, EUA

6 Wine Tourism Conference 2015

Por falar em vinhos, o governador do Estado da Virginia, Terry McAuliffe, anunciou a escolha de Loudoun County – região do interior que reúne 40 das mais de 250 vinícolas do Estado – para sediar o Wine Tourism Conference 2015, um fórum que oferece oportunidades de conhecimento e networking para os profissionais do setor. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de novembro e deverá receber mais de 200 profissionais da área enogastronômica do mundo todo.

No ano passado, 25 vinícolas foram inauguradas na Virginia. Atualmente, o Estado abriga mais 1,2 mil hectares de vinhedos, divididos em mais de 250 vinícolas. Mais de 12 roteiros passam por essas propriedades produtoras de vinho. Se você visitar a região, vale a pena conhecer pelo menos uma delas.

 

Montevideo sai na frente e implanta frota de taxis elétricos

Montevideo sai na frente e implanta frota de taxis elétricos

7 Montevidéu vai ter táxis elétricos

A cidade de Montevidéu anunciou que irá licenciar 50 táxis elétricos para que passem a circular na capital uruguaia. A medida visa estimular o uso desse tipo de transporte na cidade. Os novos táxis serão 100% elétricos e foram desenvolvidos pela montadora chinesa BYD, especializada em veículos elétricos. Estes automóveis não produzem gases tóxicos, são carregáveis em duas horas e possuem 330 km de autonomia.

 

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, ganha terminal de informações

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, ganha terminal de informações

8 Curitiba ganha terminal de informações

Está visitando Curitiba (PR) pela primeira vez? Está com sorte e acaba de ganhar um aliado que vai te ajudar a “andar” pela capital: o recém-inaugurado terminal de informações do saguão de desembarque do Aeroporto Afonso Pena.

Curitiba, na realidade, possui diversos desses terminais interativos espalhados em suas principais ruas. Ao recorrer a um deles, você pode se informar sobre transporte, horários de vôos, pontos turísticos, serviços e eventos, entre outros assuntos. Boa estadia na cidade!

 

Estádio Mané Garrincha, em Brasília

Estádio Mané Garrincha, em Brasília

9 Brasília está atenta à Olimpíada

Brasília (DF) será uma das cidades-sedes dos Jogos Olímpicos de 2016 e já se organiza para receber as competições de futebol masculino e feminino do torneio, quando pretende repetir os resultados obtidos na Copa do Mundo.

Na época, o Aeroporto Juscelino Kubitschek bateu recorde em voos internacionais, registrando um aumento de 55% na operação. Ainda no mesmo período, a capital brasileira recebeu 633 mil visitantes de 87 nacionalidades. Os turistas movimentaram R$ 1,3 bilhão, segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

 

Praia na Ilha do Sal, em Cabo Verde

Praia na Ilha do Sal, em Cabo Verde

10 Recife terá voo semanal para Cabo Verde

Recife (PE) vai ter um voo semanal para Cabo Verde em junho. Operado pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que já voa para Fortaleza (CE), a nova freqüência permitirá conexões para vários países da Europa.

 

(*) Correspondência para https://fabiolamusarra.wordpress.com/

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247