HOME > Oásis

Cosmo X Spot. Um animal contra um robô

Os humanos não são os únicos a pensar que Spot, o famoso robô a quatro patas da Boston Dynamics seja um pouco inquietante: Observem o que acontece quando ele encontra Cosmo, um cachorro de verdade.

Os humanos não são os únicos a pensar que Spot, o famoso robô a quatro patas da Boston Dynamics seja um pouco inquietante: Observem o que acontece quando ele encontra Cosmo, um cachorro de verdade. (Foto: Luis Pellegrini)

 

 

 

Por: Equipe Oásis

 

Se um dia os androides se rebelarem contra nós, seus criadores, teremos ainda um amigo com quem poderemos contar. Pelo menos isso é o que achamos ao ver como esse cão reage aos movimentos mecânicos de Spot, o cão-robô da Boston Dynamics, a empresa de robótica comprada pelo Google e surgida como um prolongamento do MIT – Massachussets Institute of Technology.

No vídeo vemos Cosmo (o cachorro de Andy Rubin, co-fundador da Android) rosnar nervoso ao redor do cão-robô. Cosmo late sem parar, e parece assustado. Por seu lado, Spot exibe as suas melhores performances caninas: o robô era telecomandado, e portanto não agia de modo completamente espontâneo. Na filmagem não acontece nada de particular, mas ela é suficiente para testemunhar a reação do animal diante do seu estranho similar todo feito de metal e componentes eletrônicos.


Vídeo: Cosmo X Spot. Animal contra robô

 

Sobre um terreno acidentado

Num segundo vídeo, produzido pela Boston Dynamics para o marketing de seu novo produto, podemos admirar os dotes de equilíbrio de Spot quando ele passeia em terreno acidentado, movendo as patas em modo autônomo ou em uníssono. Spot pesa 73 quilos e explora os arredores graças a uma telecâmera colocada no lugar onde deveria estar a cabeça. O invento poderá ser usado no futuro em teatros de guerra ou em funções de salvamento.

Vídeo: Apresentando Spot