Da semente à flor. O desabrochar da vida num vídeo em time-lapse

O nascimento e a floração de dezenas de plantas documentado em uma série de macrofotografias: um vídeo que mostra o silenciosa e incessante trabalho da natureza.

O nascimento e a floração de dezenas de plantas documentado em uma série de macrofotografias: um vídeo que mostra o silenciosa e incessante trabalho da natureza.
O nascimento e a floração de dezenas de plantas documentado em uma série de macrofotografias: um vídeo que mostra o silenciosa e incessante trabalho da natureza. (Foto: Luis Pellegrini)


 

Por: Equipe Oásis

Fotos e vídeo: Daniel Csobot

Não é simples tirar fotos macro de flores capturando a luz correta, sem deixar que as mãos tremam e, sobretudo, sem que o resultado seja banal. O fotógrafo e videomaker montenegrino Daniel Csobot conseguiu realizar milhares dessas fotos que depois foram reunidas neste espetacular vídeo em time-lapse.

Em quatro meses de trabalho, o videomaker documentou o crescimento de diversas plantas, em várias fases, do momento em que a semente ainda se encontra na terra e começa a absorver seu alimento, a quando o embrião desponta e cresce em direção à luz; da abertura das primeiras folhas verdes até o desabrochar das flores.

Se no início podemos observar o crescimento de uma única flor, a segunda parte do vídeo é um festival de sementes e de flores diferentes, com pétalas de variadas cores, flores iridescentes ou peludas, pistilos amarelo-brilhante ou violáceos.

O conjunto mostra um extraordinário sendo do detalhe que nos traz, no giro de dois minutos, o paciente trabalho que as plantas realizam, em silêncio, no arco de várias semanas.

 

Video: Vimeo, by Daniel Csobot. Ver de preferência em tela cheia


Ao vivo na TV 247 Youtube 247