Itirapina. Um mar de água doce em São Paulo

Distante 214 km da capital paulista, a cidade atrai os fãs do ecoturismo e os mortais que apenas querem fugir da agitação dos centros urbanos e desfrutar de momentos de paz na natureza, curtindo as águas clarinhas de uma linda represa

Distante 214 km da capital paulista, a cidade atrai os fãs do ecoturismo e os mortais que apenas querem fugir da agitação dos centros urbanos e desfrutar de momentos de paz na natureza, curtindo as águas clarinhas de uma linda represa
Distante 214 km da capital paulista, a cidade atrai os fãs do ecoturismo e os mortais que apenas querem fugir da agitação dos centros urbanos e desfrutar de momentos de paz na natureza, curtindo as águas clarinhas de uma linda represa (Foto: Luis Pellegrini)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Mosaico de cenas da região de Itirapina, no centro geográfico do Estado de São Paulo


 

Por: Fabíola Musarra

 

Localizada dentro da área de preservação ambiental de Corumbataí, Itirapina é uma bucólica cidadezinha do interior de São Paulo cercada por morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais. Com pouco mais de 17 mil habitantes, o município situado a 35 km de Brotas é o endereço certo para quem gosta de conviver com a natureza, a quem oferece incontáveis atividades, desde admirar o pôr do sol às margens da Represa do Broa e se aventurar em esportes radicais até embarcar em um passeio de volta ao passado.

 

 

A represa do broa está equipada para a prática de vários esportes náuticos

 

Contornada por múltiplos tons de verde, Itirapina tem nesta represa a sua principal vedete. Às suas margens, fica o Balneário Santo Antônio, uma despoluída praia de água doce e bem clarinha, onde você pode nadar e curtir gostosos mergulhos. Elas também são perfeitas para quem pratica jet ski, canoagem e outros esportes náuticos.

Já a sua extensa faixa de areia é ideal para quem quer descansar, pegar uma cor ou apenas desfrutar de bons momentos ao lado da família.  Independentemente de sua opção – relaxar ou se aventurar pelas águas –, saiba que o balneário oferece completa infraestrutura aos visitantes. Tem marina, salva-vidas, pronto socorro, bares, sanitários públicos, telefones e estacionamento.

 

Mais esportes náuticos no Broa

 

A represa é a vedete, sim. Porém, não é a única estrela de Itirapina. Como fica na Cuestas Basálticas, uma região do Estado de São Paulo de relevo irregular com encostas íngremes que se contrapõem às terras mais baixas, a cidade de paisagens exuberantes e tão distintas tem no turismo de aventura e no rural outros de seus pontos altos.

Em seus arredores, o Parque Cachoeira do Saltão (www.saltao.com.br), uma propriedade particular aberta à visitação pública, é o point para quem é adepto das emoções fortes. Com 220 mil m2, abriga cachoeiras, mirantes, serras, rios, cavernas e trilhas.

Em seu interior, você pode se hospedar em um simpático chalé ou acampar em meio à natureza, praticar cascading, canionismo, rafting, mountain bike e motocross. Pode ainda embarcar na tirolesa do Mirante das Águas, sobrevoando 1.300 m de pura adrenalina.

 

A Clínica de Golfe, instalada às margens da Represa do Broa, faz juz ao nome

 

Para os menos aventureiros, o parque reserva passeios náuticos, pesca esportiva, cavalgadas e trilhas, além de relaxantes duchas em suas cachoeiras. A mais alta delas é a do Saltão. Tem queda d'água de 75 m e é a que conta com melhor infraestrutura para receber turistas. As outras cachoeiras são a Ferradura (47 m) e Monjolinho (12 m).

Também as chácaras particulares de Ubá e a Reserva Florestal da Fazenda do Estado, mais conhecida como Fazendinha, são atrações de Itirapina. Mantida pela Secretaria do Meio Ambiente, esta última é uma Estação Experimental onde são desenvolvidas pesquisas científicas e de educação ambiental.

Não deixe de dar um pulinho até lá. A Fazendinha abriga uma pista da saúde com cerca de 2.500 m e trilhas de educação ambiental. Ao percorrê-las, você vai aprender muito sobre os dois temas, além de desfrutar de ar puro e de paisagens fantásticas.

 

Arcos e flechas em ação à beira da represa do Broa, em itirapina

 

Briga santa – Se você é uma pessoa que gosta de conhecer a origem e o passado do lugar que está visitando, vá até Itaqueri da Serra. Fundado por imigrantes da portuguesa Ilha da Madeira em 1839, o distrito deu origem à atual Itirapina e preserva até hoje sua riqueza histórica e cultural – abriga construções do século 19 e do início do século 20, como a Capela Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

A história desta pequenina igreja, na realidade, se confunde com a de Itirapina – também começou a ser erguida pelos portugueses em 1839 e ainda guarda a imagem da santa e a pia batismal entalhadas em carvalho trazidas pelos imigrantes pioneiros. Passou por várias reformas e hoje exibe características renascentistas, neoclassicistas e barrocas.

Por falar em Nossa Senhora da Conceição, longe de ser o símbolo da paz oferecida aos fiéis que a ela recorrem, a santa foi protagonistade um curioso episódio em um passado nem tão distante. Foi em 1871, quando Itaqueri da Serra foi elevada a distrito.

 

No Museu da Aviação, uma cabina equipada ensina aos visitantes alguns segredos da arte de voar

 

O acesso até o vilarejo não era nada fácil, o que fez surgir Itaqueri de Baixo e marcou o início de uma “guerra” pela posse da padroeira. A disputa envolveu sucessivos roubos e conflitos entre os dois povoados. Para impedir que os moradores “de baixo” se apropriassem da imagem, os habitantes “de cima” deixavam sentinelas vigiando a igreja. A briga só terminou após a interferência de um padre.

A santa? Está na Igreja de Itaqueri da Serra, onde acolhe os fiéis até hoje. Quanto a Itaqueri de Baixo, o surgimento da Estação de Ferro e o movimento comercial por ele propiciado fizeram os moradores se mudarem para uma nova vila, a Freguesia do Morro Pelado, que mais tarde passaria a se chamar Itirapina, palavra que significa “morro pelado” em tupi.

 

Cachoeira do Saltão, uma das atrações de Itirapina

 

Dormir e comer – Itirapina pertence ao Circuito Turístico Serra de Itaqueri. Possui restaurantes, muitos deles na zonal rural, onde você vai se deliciar com os sabores da gastronomia local e com os pratos típicos de fazenda, preparados no fogão à lenha.

Itirapina também oferece boas opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas até resorts que são verdadeiros clubes. Caso do Broa Golf Resort, que fica no condomínio residencial Vila Pinhal. Por sua área de mais de mil m2 espalham-se lagos, árvores nativas, quadras de tênis e campos de golfe, de paintball e de futebol, além de chalés, restaurante, bar, piscina e muito mais.

Também aqui a represa é a principal estrela. De seu píer partem imperdíveis passeios de lancha, enquanto nos quiosques da orla da “praia”, você pode tomar sol, nadar, fazer caminhadas, andar de bike. Tem ainda a opção de se aventurar em uma tirolesa, caindo nas doces águas da represa.

 

Arcos e flechas em ação à beira da represa do Broa, em itirapina

 

Se você ainda não sabe, mas tem interesse em praticar arco e flecha, o resort disponibiliza instrutores para te treinar. No campo de golfe também é oferecida uma clínica, com um profissional que vai te ensinar os conceitos do esporte e como é jogar uma partida na prática. Ou melhor, no campo. 

O resort abriga ainda uma hípica, onde você pode selecionar um dos mansos cavalos e sair cavalgando pela enorme propriedade. Outra atividade legal é embarcar em um divertido trenzinho. O passeio só acontece aos fins de semana e conduz ao hangar, onde fica o Museu de Aeronaves.

Criado pelo já falecido empresário e piloto Fernando de Arruda Botelho, acionista da Camargo Correa, o museu reúne antigos modelos, cada um deles acompanhado por um painel contendo uma cronologia e explicações de quando e de como o avião era usado.

 

Os hoteis da região agora são procurados para casamentos e festas comemorativas

 

Se você tem crianças, pode contar com a colaboração dos monitores do resort. Além de um engraçado karaokê noturno, eles logo cedo convocam os pequenos para participar de variadas atividades. Entre as opções, jogo de xadrez e damas em tamanho gigante e esportes em quadra.

Por último, se você já está planejando viajar nas festas de fim de ano, saiba que o resort oferece pacotes com refeições completas para esses períodos. O de quatro diárias para o Natal custa a partir de R$ 3.930 e inclui ceia com música ao vivo e a chegada do Papai Noel.

Já os pacotes de quatro e cinco diárias para o Réveillon são integrados por festa da virada, show com banda e queima de fogos. Saem a partir de R$ 5.300, com cortesia para uma criança de até 12 anos, desde que acomodada com os pais. Informações: www.broagolfresort.com.br

 

Loja da CI em Itapetininga


Intercâmbio cultural

Já está funcionando a primeira unidade da CI Intercâmbio e Viagem em Itapetininga, interior de São Paulo. A nova loja da rede abre de segunda a sexta-feira, das 10 h às 19 h; e aos sábados, das 10 h às 14 h. Fica na Rua Dr. Júlio Prestes, 484, centro, tel.: (15) 3527-3459.

 

 

Lua cheia em Iguaçu

 


Lua Cheia em Foz

No dia 26 de dezembro, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), promove mais uma edição do Passeio da Lua Cheia, com opções de embarque nos seguintes horários: 20h30, 21 h, 21h30 e 22 h. O ingresso já pode ser adquirido no site www.cataratasdoiguacu.com.br

 

 

O Marco das Três Fronteiras,onde Brasil, Paraguai e Argentina se encontram


Marco das Três Fronteiras

Por falar em Foz, as visitas ao Marco das Três Fronteiras estão suspensas devido às fortes chuvas que vêm castigando a região e prejudicam o andamento das obras de revitalização do atrativo. Para intensificar o ritmo dos trabalhos e garantir mais segurança, as visitas serão retomadas no dia 22 de dezembro, quando complexo turístico será reaberto com nova infraestrutura.

 

O monumental Teatro Amazonas, atração em Manaus



Nova opção de hospedagem

Manaus já conta com mais uma opção de hospedagem: o Ibis Budget, a primeira unidade da Accor na capital do Amazonas. Localizado a 3 km do centro e a 12 km do Aeroporto Eduardo Gomes, o hotel tem 216 apartamentos com ar-condicionado, tevê de tela plana, wifi, loja de conveniência e bufê de café da manhã, além de uma cama especial projetada pela equipe de Inovação da Accor. 

                                                                                             

Os jardins e a sede do Museu Rodin, em Paris


Eterno Rodin

Depois de passar por três anos de reforma, o Museu Rodin (www.musee-rodin.fr), em Paris, na França, mais do que nunca, merece ser visitado. Instalado numa antiga mansão do século 18, conhecida como o Hôtel Biron, o espaço, agora com novos visual, disposição e iluminação, oferece uma visão inovadora das obras e do processo criativo do escultor francês. O acervo inclui ainda pinturas da coleção pessoal de Auguste Rodin e obras de sua discípula Camile Claudel, além de pinturas de Vincent van Gogh e Edvard Munch.

 

Barco-dragão, uma das atrações do Festival de Luzes de Longleat


Lanternas chinesas

Até 3 de janeiro, acontece o Festival de Luzes de Longleat (www.longleat.co.uk/festivaloflight), no sudoeste da Inglaterra. Maior exposição de lanternas chinesas da Europa, o espetáculo transforma a mansão Longleat em um festival de luzes e dá direito aos visitantes a admirar as lanternas de um tradicional barco dragão chinês e o exército de Terracota. O evento conta ainda com pista de patinação no gelo, árvore de Natal musical, personagens de contos de fadas e um trem do Papai Noel.

 

E também em Amsterdam o Festival de Luzes deixa a todos deslumbrados


Luzes da Holanda

Se até o dia 17 de janeiro você visitar a capital holandesa, não deixe de ir conferir o Amsterdam Light Festival, evento que oferece um show de luzes pelo Rio Amstel, nos canais da cidade, e inclui a exposição de trabalhos de artistas locais e internacionais.


Nos jardins do Bob Marley Museum, um painel com imagens gigantes do cantor


No embalo do reggae

O Museu de Bob Marley (www.bobmarleymuseum.com), que funciona na antiga casa e estúdio de gravação do lendário músico em Kingston, é uma das atrações mais visitadas da Jamaica. Além do lindo mural “The Journey of Bob Marley Superstar”, de Everald Brown, o espaço reúne a melhor coleção de recordações que representam a vida e a carreira do cantor que imortalizou o reggae.


A Basílica do Voto Nacional, em Quito. A capital equatoriana está repleta de monumentos antigos


Quito em português

Já está no ar www.descubraquito.com.br, a versão em português do site Descubra Quito, da Quito Turismo. A página traz informações sobre atrativos e passeios do destino equatoriano, além de pacotes e ofertas de operadores brasileiros.

 

(*) Correspondência para esta seção: https://fabiolamusarra.wordpress.com/

 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247