Por: Equipe Oásis
Fonte: www.luispellegrini.com.br
Suas origens perdem-se no tempo, e seu nome deriva de uma antiga deusa agrária e das florestas, Frau Perchta, nome que significa a “Senhora Brilhante”. Tradicionalmente, o rito começa com uma longa procissão de personagens mascarados que desfilam e dançam ao som de tambores e vários outros instrumentos de percussão. Ao final, os participantes e toda a multidão que os acompanha se reúnem ao redor de uma fogueira (símbolo da luz e do calor do Sol, que um dia voltará com a primavera).
No passado, a confraternização varava a noite, com muita música, comida e bebida. Hoje, com a proibição quase generalizada em toda a Europa de se acender fogueiras, os participantes se limitam a fazer um pequeno fogo simbólico. O período da festa, que antes ia do início de dezembro até o dia 6 de janeiro, agora está reduzido à segunda semana de dezembro. Mas em toda a Áustria, sobretudo nas cidadezinhas do Tirol, região onde a Perchtenlauf começou no passado mais remoto, inúmeros grupos são formados para que a tradição seja mantida.
O vídeo a seguir foi gravado há poucos dias na Áustria, na cidade tirolesa de Ravenburg. Esse grupo trocou os antigos tambores de madeira e couro por instrumentos feitos com marmitas metálicas de escapamento de automóvel. Sinal dos tempos…
Vídeo: Procure assistir em tela cheia