Quem pode, quando e como tomar suplementos?

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

As pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados relacionados à saúde e ao bem-estar. Nos últimos anos o mercado de suplementação tem apresentando um crescimento contínuo, o seguimento de suplementos alimentares é um dos que mais cresce. Em 2018 foi registrado um aumento de 12% no mercado de Sport Nutrition, em relação ao ano anterior. A previsão é que em 2019 esse aumento chegue a 15%, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais.

Ainda é possível encontrar muitas pessoas que possuem dúvidas sobre a utilização de suplementos. Muitos mitos foram derrubados após pesquisas científicas comprovarem a eficácia de alguns produtos e desmitificarem a promessa de resultados positivos de outros. 

Para realizar a suplementação alimentar de forma segura é de extrema importância comprar produtos legais vendidos por empresas registradas nos órgãos responsáveis. Só assim é possível garantir se a composição do produto está de acordo com o que está descrito na embalagem. Já houve casos em que testes comprovarem a existência de substâncias não descritas e que poderiam prejudicar o resultado e a saúde de quem consumisse.

Quem pode usar suplementos alimentares?

Antes de comprar suplementos a pessoa deve consultar um especialista para verificar as condições de saúde em que se encontra. É importante que o profissional realize uma análise d os resultados dos exames laboratoriais para determinar a melhor suplementação.

Cada organismo pode responder de uma maneira diferente aos suplementos alimentares. O objetivo da suplementação é complementar aquilo que falta ao corpo, que não foi possível atingir através da alimentação. Não é indicado nenhum excedente de nutrientes para que nenhuma parte do corpo seja sobrecarregada, assim como a falta deles também traz prejuízos à saúde.

Em geral todas as pessoas podem realizar a suplementação, seguindo a indicação de um profissional de saúde. É comum encontrar, por exemplo, pessoas que possuem dietas vegetarianas e veganas fazendo o uso da suplementação para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Durante a gestação também podem ser prescritos suplementos para auxiliarem no desenvolvimento do bebê, sempre seguindo as indicações de seu médico.

Atletas profissionais e pessoas que praticam exercícios físicos também se favorecem do uso de suplementos para melhorarem o desempenho e os resultados durante e após os exercícios. Há substâncias que garantem mais energia para realizar os treinos e outras que auxiliaram o crescimento de massa muscular.

Os suplementos para perder peso e para ganhar massa muscular são os mais vendidos e populares para os frequentadores de academias. Muitas pessoas recorrem aos suplementos para que os resultados apareçam com mais rapidez, e não há nenhum problema nisso, desde que haja acompanhamento de um profissional. Uma dieta balanceada combinada com a suplementação adequada em conjunto à prática de exercícios físicos são fatores que contribuirão para um corpo bonito e saudável.

Quando e como fazer o uso de suplementos alimentares?

A suplementação só deverá ser iniciada quando indicada por um profissional especializado, seja ele um médico ou um nutricionista. Em um cenário ideal, uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, nutricionista, fisiologista de exercício e médico avaliariam as condições do indivíduo para determinar a melhor suplementação. Mas isso não é tão comum e de tão fácil acesso, por isso invista em um acompanhamento médico sério e em uma academia com profissionais qualificados e dispostos a auxiliar a conquistar seus objetivos.

Os horários e as quantidades de suplementos a serem ingeridos também serão prescritos de forma individualizada, vai depender do objetivo da suplementação e da indicação do profissional. Para se ter uma ideia há dosagens que devem ser tomadas apenas antes de realizar o treino e outras que só podem ser tomadas depois. Umas servirão para aumentar a energia e o desempenho durante as atividades e outras que serão responsáveis pelo auxílio da reconstrução muscular.

A suplementação pode auxiliar na perda de peso, na nutrição, no aumento da energia e no ganho de massa muscular, mas em alguns casos ela pode ser fundamental para a saúde do indivíduo. Atletas de alta performance possuem um grande desgaste durante a prática dos exercícios e, algumas vezes, pode ser difícil conseguirem os nutrientes necessários para recuperar o organismo. Também pode haver condições do próprio organismo que dificultem a absorção de alguns nutrientes e a suplementação alimentar será de grande ajuda para essas pessoas.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247