O caso wikipédia

ABI Luta pela Democracia repudia decisão político-partidária da Wikipédia Brasil contra a mídia independente

Chapa liderada por Octavio Costa e Regina Pimenta condena captura da Wikipédia por interesses políticos

www.brasil247.com - Octavio Costa, Regina Pimenta e Rodrigo Padula
Octavio Costa, Regina Pimenta e Rodrigo Padula (Foto: Divulgação e redes sociais)


247 – A chapa ABI Luta pela Democracia, liderada pelos jornalistas Octavio Costa e Regina Pimenta e que disputará as próximas eleições da Associação Brasileira de Imprensa, marcadas para o dia 29 de abril, também condenou a captura da Wikipédia por interesses político-partidários no Brasil, depois que um militante da campanha presidencial de Ciro Gomes, o ativista Rodrigo Padula, liderou uma ação para classificar o Brasil 247 como "fonte não confiável" e anunciou que outros veículos serão colocados em revisão. Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Coerente com seus princípios e prática de defesa de uma comunicação verdadeiramente democrática, a chapa ABI Luta pela Democracia manifesta apoio ao 247 em sua luta contra a Wikipédia, que o classificou como fonte não confiável para buscas em sua plataforma. Outros portais progressistas, como DCM e Fórum estão sob análise para tal categorização. 

Pelo que foi apurado, a atitude tem objetivos políticos, originada pela ação de moderadores com intenção de bloquear, pela manipulação, o acesso da sociedade a uma informação pluralista e equilibrada. O procedimento é ainda mais grave por vir à tona no contexto das eleições para presidência do Brasil, em que a informação livre terá papel fundamental para a derrota do fascismo e a vitória da candidatura democrática. 

O jornalismo tem que ser livre em todas as suas formas. Nelas ocupa  lugar especial o contraponto fundamental realizado pela  multiplicidade de plataformas progressistas. A censura é marca de um passado execrável, a que não admitimos retornar. A manipulação e o cancelamento político são atos inspirados no fascismo recente, cuja existência na Wikipédia rechaçamos veementemente. 

Octávio Costa e Regina Pimenta  

Chapa ABI Luta pela Democracia

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:


O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247