Como melhorar a velocidade e estabilidade de carregamento de seu website?

Aprenda como aumentar a velocidade e a estabilidade de carregamento do seu website através dos conselhos que preparámos para você.

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma das regras essenciais de marketing digital para um negócio de e-commerce, é a existência de um bom website, isto é, um website intuitivo e fácil de acessar, que permita aos compradores realizar suas compras com sucesso (e sem grandes chatices).

Quando você quer comprar um produto numa loja online, mas o site dá erro, cai constantemente e/ou é muito lento a abrir a página ou a realizar o check out, você fica aguardando ou procura outras alternativas? Se ficar aguardando, você é provavelmente uma pessoa paciente (e o sonho de qualquer vendedor!), porque a maior parte dos compradores não é assim.

continua após o anúncio

Quando um site é lento e dá erro com frequência, é comum os visitantes desistirem e procurarem alternativas, ficando prejudicada a sua classificação nos motores de busca normais. E manter o visitante no seu site é um dos segredos para a concretização de boas compras, recomendações e resenhas!

Obviamente, tal também é válido para quem usa um site para promover seus serviços ou atrair novas pessoas, porque ninguém, normalmente, permanece num site lento e com problemas de navegação.

continua após o anúncio

Preste atenção às dicas que lhe apresentamos para que seu site se transforme numa boa experiência de navegação.

1.  Escolha um serviço de hospedagem confiável

Para se assegurar que o seu site é sempre rápido e funcional, o primeiro passo é escolher um serviço de hospedagem de confiança.

continua após o anúncio

Optar por um provedor de hospedagem rápido e fiável, é meio caminho andado para manter um site estável e expedito. Se não souber qual escolher, você pode consultar esta lista dos 10 provedores de hospedagem de sites mais rápidos em Português, ou procurar por provedores de hospedagem com melhores resenhas, garantias e bom apoio ao cliente.

2. Use uma CDN

Outro segredo para ter um site com carregamento rápido – seja ele uma loja, um blog, um site de jogos… –, é uma Rede de Distribuição de Conteúdos (CDN).

continua após o anúncio

A CDN é um conjunto de servidores distribuídos pelo mundo que permite entregar os conteúdos do seu site rápida e eficazmente. Através desta rede, o conteúdo de seu site é guardado nos servidores mais próximos dos visitantes, reduzindo o respectivo tempo de carregamento.

3. Comprima suas imagens

As imagens de seu site representam um elemento estético importante para atrair visitantes, mas nem sempre é fácil encontrar uma imagem sem direitos de autor e que se encaixe na perfeição no seu site. Por isso mesmo, existe um banco de imagens gratuitas para sua utilização, que conferirá ao seu site um aspeto confiável.

continua após o anúncio

Estas imagens devem ter o tamanho e resolução adequados, para que o seu site possa carregá-las sem demora. A utilização de imagens de elevada qualidade/tamanho, muitas vezes, é um empecilho à velocidade de carregamento do seu site, o que leva à necessidade de comprimir ou reduzi-las.

Outra prática comum é o «Lazy Loading», permitindo que imagens sejam carregadas apenas quando necessário, reduzindo os elementos que um site tem de carregar de uma só vez.

continua após o anúncio

4. Tire vantagem do cache

O cache é uma ferramenta utilizada para armazenar dados recentes numa localização temporária, permitindo ao visitante um acesso rápido sem necessitar de intervenção do servidor.

Esta ferramenta é especialmente valorizável perante internautas que visitem seu site com frequência, pois os elementos do site já estarão armazenados nesses computadores. No entanto, para internautas que visitem seu site pela primeira vez, recorrer a um plugin de cache – como o Joomla, o Drupal ou o WordPress – não será tão útil em comparação.

continua após o anúncio

5. Minimize plugins

A utilização de plugins em sites é bastante atrativa para melhorar sua funcionalidade. No entanto, também pode provocar constrangimentos na sua velocidade, pelo que deve tentar minimizá-los e escolher apenas plugins imprescindíveis.

6. Melhore seu código

Outro fator que influencia a velocidade de um site é o seu código de base. Assegure-se que o código é simples, eficiente e adequado à manutenção de um site rápido, incluindo seus ficheiros HTML, CSS e JavaScript.

7. Fique atento à performance

Para garantir a velocidade de seu site, você deve monitorar a performance destes com regularidade. Perceba se seu site oferece uma navegação rápida e intuitiva, o que pode fazer através de ferramentas como o GTmetrix, o Google PageSpeed Insights ou outras que aqui lhe apresentamos, identifique problemas e corrija-os se necessário.

Conclusão

Para ter um site atrativo, com navegação rápida, eficaz e intuitiva, você pode recorrer a: serviço de hospedagem confiável, CDN, compressão/redução de imagens, utilização de cache, diminuição de plugins, aperfeiçoamento do código-base e monitorização da atividade do site.

Assim conseguirá atrair e manter os visitantes no seu site, criando também uma imagem de confiança na sua marca!

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247