HOME > Poder

Após Bolsonaro falar em fraude nos EUA, Haddad ironiza: 'isso daí ocupa a presidência'

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ironizou Jair Bolsonaro, que havia dito ter fontes confirmando fraudes na eleição presidencial dos EUA. Vitória de Joe Biden sobre Donald Trump confirmou a derrocada do bolsonarismo no Brasil

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro (Foto: Abr)

247 - O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ironizou Jair Bolsonaro, que havia dito ter fontes confirmando a fraude na eleição presidencial dos Estados Unidos. O atual chefe da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano), perdeu a eleição para Joe Biden (Partido Democrata) por 306 a 232 no Colégio Eleitoral. 

"Isso daí ocupa a presidência...", escreveu Haddad no Twitter.

"Eu tenho minhas fontes de informações, mas não vou divulgar que realmente teve fraude lá", disse Bolsonaro à imprensa.

A iniciativa de apontar fraude em eleições foi uma tática usada por Trump para não reconhecer a derrota. No Brasil a mesma estratégia foi adotada após a vitória da então presidente Dilma Rousseff, em 2014, sobre o então senador Aécio Neves (PSDB-MG). 

Bolsonaro também havia sinalizado possibilidades de fraudes nas eleições municipais deste ano. A agência de análise e inteligência em dados MAP informou, no entanto, que as eventuais irregularidades apontadas por ele representaram somente 2% das manifestações feitas no Twitter e por meio de perfis públicos do Facebook, entre os dias 15, quando houve o primeiro turno, e 17 deste mês. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 78 candidatos apareceram com o sobrenome "Bolsonaro" nas urnas e apenas um foi eleito, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Jair Bolsonaro também apoiou 45 candidatos a vereador e apenas sete conquistaram uma vaga no legislativo de suas cidades. Somente dois dos 13 candidatos a prefeito apoiados por ele passaram ao segundo turno.