Moraes vota para condenar 2º réu dos atentados golpistas por 15 anos
Pena decidida pelo ministro a Thiago de Assis Mathar foi menor do que ao primeiro réu condenado, Aécio Pereira. Julgamento segue na Corte
247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação do segundo réu julgado pelos atos golpistas de 8 de janeiro, Thiago de Assis Mathar, pelos crimes de abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Diferentemente da pena aprovada ao primeiro réu, Aécio Lúcio Costa Pereira, que foi sentenciado a 17 anos de prisão, Moraes decidiu condenar Mathar a 15 anos de cadeia. A diferença entre os casos, na visão do ministro, se deu pois "diferentemente do réu anterior, este não postou e não ficou incentivando que outros adentrassem" ao movimento de depredação dos prédios públicos em Brasília.
O julgamento agora segue com o voto do ministro Kássio Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro (PL) à corte. Assista na transmissão ao vivo abaixo:
