Após ataque hacker, STJ reativa parte dos sistemas e volta a funcionar na terça

Na semana passada, a Polícia Federal abriu inquérito para tentar identificar a autoria do hacker

Superior Tribunal de Justiça
Superior Tribunal de Justiça (Foto: Flickr/STJ)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Após ter sido alvo de um ataque hacker na terça-feira, 3, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reativou nesta segunda-feira, 9, parte dos seus sistemas eletrônicos. O tribunal retoma na terça-feira, 10, seu funcionamento, apesar de ainda não estar com todas suas funcionalidades ativas, segundo o jornal O Globo.

Em comunicado, o STJ informa que o sistema de processos eletrônicos já está disponível, mas serviços de telefonia e para a consulta processual, ainda estão sendo restaurados.

Na semana passada, a Polícia Federal abriu inquérito para tentar identificar a autoria do hacker. Os investigadores afirma que ele teve acesso à base de dados do STJ e implantou uma criptografia para impedir que o tribunal acessasse seus próprios arquivos.

"O STJ reafirma que a apuração da Polícia Federal se estende aos efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação ao alcance do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação do crime segue em inquérito sigiloso", afirmou, em nota, o presidente do STJ Humberto Martins.

A Globalweb, empresa da família de Cristina Boner, ex-esposa do advogado Frederick Wassef (aliado de Jair Bolsonaro), é a responsável pela cibersegurança do tribunal.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247