Gilmar Mendes encerra dois inquéritos contra o banqueiro André Esteves

O ministro do STF Gilmar Mendes arquivou dois inquéritos abertos na Lava Jato contra o banqueiro André Esteves. Mendes considerou que as investigações foram baseadas apenas nas declarações do ex-ministro Antonio Palocci, "sem a existência de elementos externos de corroboração apresentados pelo delator"

(Foto: ABr | Luiz Prado/LUZ)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes arquivou dois inquéritos abertos na Lava Jato contra o banqueiro André Esteves. Mendes considerou que o banqueiro foi submetido a "constrangimento ilegal" com investigações, baseadas, segundo ele, apenas na delação premiada o ex-ministro Antonio Palocci. 

"É possível depreender que grande parte das declarações do colaborador relacionadas aos 8 (oito) conjuntos de fatos narrados na representação ou já foi objeto de apreciação pelo Supremo em inquéritos anteriores ou diz respeito a linhas de investigação já descartadas até mesmo pela própria autoridade policial", escreveu o ministro.

"No caso em análise, concluo que assiste razão à defesa quando alega que houve a deflagração de medidas de busca e apreensão e a manutenção de investigações por prazo desarrazoado com base apenas nas declarações do colaborador Antonio Palocci, sem a existência de elementos externos de corroboração apresentados pelo delator", disse. 

No ano passado, Gilmar já havia suspendido os efeitos das operações de busca e apreensão na casa do banqueiro.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247