Transporte coletivo do DF será 100% digital em 11 de dezembro
A partir de 11 de dezembro, todas as linhas de ônibus do Distrito Federal adotarão exclusivamente o pagamento eletrônico
247 – O transporte coletivo do Distrito Federal passará por uma mudança histórica na próxima quarta-feira (11), com a digitalização total do sistema de bilhetagem. De acordo com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), todas as 931 linhas urbanas deixarão de aceitar pagamento em dinheiro em espécie, adotando exclusivamente cartões de transporte, bancários ou dispositivos digitais. A transição vem sendo implantada de forma gradual desde julho deste ano, como destacou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo aos usuários de entenderem as regras e escolherem o modo preferido de pagar a passagem”, afirmou Zeno. Segundo ele, a adesão ao pagamento digital foi crescente nos últimos meses, com o percentual de pagamentos em espécie caindo de 29% para 7,4% entre junho e dezembro.
Dados do sistema e opções de pagamento
O cartão Mobilidade lidera o uso, representando 49,2% das transações, seguido pelo Vale-transporte (32,3%). Os cartões bancários, habilitados para pagamento por aproximação, correspondem a 11% dos acessos, enquanto bilhetes avulsos representam apenas 0,03%. Os passageiros também poderão utilizar smartphones e pulseiras eletrônicas para pagamento.
Para garantir a integração entre linhas de ônibus e reduzir custos para os usuários, o cartão Mobilidade e o Vale-transporte oferecem o benefício de até três embarques em um intervalo de três horas, com o custo máximo de R$ 5,50. Já os bilhetes avulsos, disponíveis nos pontos de recarga do cartão Mobilidade, têm o mesmo preço da tarifa, mas não permitem integração.
Pontos de venda e facilidades
O BRB mantém 148 pontos de comercialização para a compra de bilhetes e recarga de cartões, incluindo terminais rodoviários e estações de metrô. Além disso, os usuários podem realizar recargas por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade ou nos postos de atendimento conveniados, localizados em áreas de grande circulação nas cidades-satélites e no Plano Piloto.
Os usuários que ainda não possuem o cartão Mobilidade podem adquiri-lo em 70 pontos de atendimento, como as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.
Digitalização completa como marco
Zeno Gonçalves reforçou a importância dessa modernização: “Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital, e podemos inserir todas as linhas restantes. O transporte público do DF avança para um modelo mais seguro, eficiente e compatível com as necessidades do século XXI.”
Com essa iniciativa, o Distrito Federal se posiciona entre as regiões que adotam tecnologias avançadas para facilitar a mobilidade urbana e garantir maior agilidade no transporte coletivo.



