HOME > Nordeste

Prefeitura do Recife acionou plano de contingência contra chuvas só 48 horas após receber alerta

Chuvas dos últimos dias no Grande Recife já deixaram ao menos 91 mortos

Prefeitura do Recife acionou plano de contingência contra chuvas só 48 horas após receber alerta (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

247 - Subiu para 91 o número de mortos provocados pelas fortes chuvas que assolam a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a semana passada. De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, ao menos 26 pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados, que no domingo (29) chegava a mais de 3,5 mil pessoas, não foi informado. A tragédia na capital foi agravada em função da Prefeitura do Recife, administrada por João Campos (PSB), ter acionado o plano de contingência somente 48 horas após receber o alerta sobre o risco de chuvas intensas emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ao todo, 14 municípios da RMR estão em situação de emergência. As cidades que decretaram o estado de emergência são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São José da Coroa Grande, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho,  Nazaré da Mata, Paulista, Goiana, São Vicente Férrer, Paudalho, Timbaúba e Camaragibe.

De acordo com a coluna de Carlos Madeiro, do UOL, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um boletim geo-hidrológico na última quarta-feira (25) alertando para o "risco alto" de chuvas intensas e de deslizamentos na RMR.

A Prefeitura do Recife, porém, só acionou o plano de contingência no dia seguinte, após a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ter emitido um outro boletim confirmando a previsão de chuvas intensas ao longo do final de semana. A Prefeitura do Recife confirmou ter utilizado os alertas da Apac como referência.

Nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife e acusou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), de “falta de iniciativa” e de querer “politizar a desgraça" provocada pelas chuvas. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: