Covid-19: “é desumano o que a população de rua está passando”, diz Padre Júlio Lancellotti
Atuante histórico no auxílio à população de rua em São Paulo, Padre Júlio Lancellotti contou à TV 247 as dificuldades vividas por essas pessoas em tempos de pandemia de coronavírus. “Não há isolamento social sem estrutura”. Assista

247 - Padre Júlio Lancelloti, que atua há décadas no auxílio à população de rua de São Paulo, conversou com a TV 247 sobre a situação dessas pessoas em tempos de pandemia de Covid-19. Ele ressaltou que “não há isolamento social sem estrutura” e que, portanto, esse grupo fica desprotegido do coronavírus. Também participou do programa o médico Carlos Vasconcelos, do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, que trouxe a realidade das favelas no estado.
“A população mais pobre está vivendo uma situação dramática”, observou o padre, que pontuou que é preciso mudar o sistema sob o qual vive o Brasil. “Não é só solidariedade, precisamos caminhar para outro sistema”.
Padre Júlio Lancellotti criticou também a normalização do estado das pessoas que vivem pelas ruas. “É desumano o que a população de rua está passando. Nós nos acostumamos à vida desumana. Esse contraste violento (da desigualdade) passou a ser normalizado na nossa cultura”. Ele também falou sobre a falsa ideia de que “estamos todos no mesmo barco” em relação à pandemia. “Dizem que estamos no mesmo barco, mas não é verdade. Estamos no mesmo mar, porém alguns estão de iate”.
Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, 22 pessoas em situação de rua já morreram desde o início da pandemia, mas o padre acredita que o número “seja muito maior”. Ele ainda criticou uma decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que adiou a contratação de hotéis para abrigar idosos que vivem nas ruas.
Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247