HOME > Sudeste

Homem branco que fez ataque racista a entregador é contabilista, tem ensino médio e admira Olavo de Carvalho

Identificado como Matheus Abreu Almeida Prado Couto, o morador de Valinhos causou indignação na internet ao protagonizar cena de racismo contra um jovem negro entregador de aplicativo. Ele foi indiciado criminalmente por injúria

Homem branco que fez ataque racista a entregador é contabilista, tem ensino médio e admira Olavo de Carvalho (Foto: Reprodução)

247 - O homem branco que protagonizou um episódio de racismo contra um entregador de aplicativo em Valinhos (SP) foi identificado como Matheus Abreu Almeida Prado Couto. A informação foi divulgada pelo jornalista Tacio Lorran, do site Metrópoles, em seu Twitter

Em vídeo que causou indignação na internet, o morador de um bairro de classe média alta aparece humilhando o jovem entregador negro, identificado Matheus Pires. “Seu lixo, quanto você tira por mês, 2 mil reais? Não deve ter nem onde morar”, diz o agressor Mateus Couto. 

Segundo o jornalista Tacio Lorran, do site Metrópoles, o agressor, Mateus Abreu Almeida Prado Couto, é contabilista e tem apenas o ensino médio completo. Um internauta apontou que ele seria seguidor do ex-astrólogo Olavo de Carvalho e resgatou um comentário atribuído ao agressor, de 2017.

"Eu tenho muito orgulho de ter descendência portuguesa, como Olavo de Carvalho escreve “O idioma que herdamos de Camões é uma língua de guerreiros navegantes, não de cortesãos efeminados”, disse o homem racista. 

Uma mulher que se identificou com a mãe de entregador humilhado desabafou nas redes sociais. “Isso é racismo e é crime e esse entregador é meu filho um trabalhador honesto”, escreveu.

O caso foi registrado pela Guarda Municipal de Valinhos e, segundo apurado pelo Metrópoles, o homem de camiseta azul foi conduzido para a Polícia Civil de São Paulo (PCSP). Ele foi indiciado criminalmente por injúria. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSPSP) ainda não se manifestou sobre o assunto.