HOME > Sudeste

MP vai investigar suposta omissão da Enel na retomada da energia na Grande SP

Mais de 300 mil residências continuam sem energia na região metropolitana do estado

MP vai investigar suposta omissão da Enel na retomada da energia na Grande SP (Foto: Reuters/Flavio Lo Scalzo)

247 - Promotores do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vão começar nesta semana uma investigação contra a empresa Enel por suposta omissão no restabelecimento de energia para os consumidores da Região Metropolitana de SP desde o temporal da última sexta-feira (3). A companhia informou que restabeleceu o fornecimento em 85% dos 2,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz com o temporal de sexta-feira (3) - 315 mil residências continuam sem energia.

Mais de 2,1 milhões de imóveis atendidos pela Enel ficaram sem energia na região metropolitana, onde a empresa italiana presta serviço para cerca de 18 milhões de pessoas em 24 cidades. Investigadores querem saber se a companhia tem quantidade suficiente de funcionários para atender a pedidos emergenciais em todos os municípios atendidos pela concessionária.

A Enel, antiga Eletropaulo, adquirida pela italiana Enel em 2018, diminuiu em 36% o número de funcionários da empresa desde então, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, confirmou que o governo federal notificou a Enel, para que a empresa explique a dificuldade de retomada de energia e quais alternativas a companhia adotou para resolver o problema.