Petição com mais de 15 mil assinaturas pede manutenção do nome da estação Paulo Freire

Movimento ganha força para preservar a homenagem ao educador brasileiro na estação do metrô em São Paulo depois que o governo Tarícisio anunciou mudança de nome

www.brasil247.com - O governador de SP, Tarcísio de Freitas
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo)


247 - Uma petição online com mais de 15 mil assinaturas solicita que o Governo de São Paulo preserve o nome do educador Paulo Freire para a futura estação da linha 2-verde do Metrô, na capital paulista. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. 

Recentemente, a gestão do governo Tarcísio Freitas (Republicanos) revelou que a empresa que administra o modal decidiu batizar a estação como Fernão Dias, nome de um bandeirante cuja história está ligada à exploração de indígenas. A empresa afirmou que o nome do célebre bandeirante foi preferido por 57% dos entrevistados

A vereadora do PSOL em São Paulo, Luana Alves, lidera o abaixo-assinado que reúne mais de 15 mil assinaturas pedindo que o nome do educador Paulo Freire seja mantido na futura estação da linha 2-verde do Metrô. A petição argumenta que Freire é um dos educadores mais famosos do mundo, patrono da educação brasileira e defensor da educação popular, enquanto Fernão Dias é lembrado por sua história ligada à escravidão e à violência contra os povos indígenas.

>>> Na gestão Tarcísio, Metrô de SP decide mudar nome da estação Paulo Freire para Fernão Dias

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire foi um dos mais importantes educadores brasileiros do século XX, nascido em Recife em 1921. Sua obra foi influente em diversos países, tornando-se referência mundial em educação e pedagogia crítica.

Sua principal contribuição foi o método de alfabetização de adultos conhecido como "Método Paulo Freire", que buscava estimular a conscientização dos alunos sobre a realidade social em que estavam inseridos e desenvolver a capacidade de reflexão crítica. Este método foi aplicado em diversos países, incluindo Portugal, Chile, Angola, Nicarágua e Guiné-Bissau.

Além disso, Paulo Freire defendia uma educação libertadora e transformadora, capaz de desenvolver a consciência crítica dos alunos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua obra inclui livros como "Pedagogia do Oprimido", "Educação e Mudança" e "Ação Cultural para a Liberdade". Paulo Freire faleceu em 1997, mas sua influência e legado continuam a inspirar educadores em todo o mundo. (artigo escrito com o auxílio de inteligência artificial) 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247