CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Petição com mais de 15 mil assinaturas pede manutenção do nome da estação Paulo Freire

Movimento ganha força para preservar a homenagem ao educador brasileiro na estação do metrô em São Paulo depois que o governo Tarícisio anunciou mudança de nome

O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma petição online com mais de 15 mil assinaturas solicita que o Governo de São Paulo preserve o nome do educador Paulo Freire para a futura estação da linha 2-verde do Metrô, na capital paulista. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. 

Recentemente, a gestão do governo Tarcísio Freitas (Republicanos) revelou que a empresa que administra o modal decidiu batizar a estação como Fernão Dias, nome de um bandeirante cuja história está ligada à exploração de indígenas. A empresa afirmou que o nome do célebre bandeirante foi preferido por 57% dos entrevistados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vereadora do PSOL em São Paulo, Luana Alves, lidera o abaixo-assinado que reúne mais de 15 mil assinaturas pedindo que o nome do educador Paulo Freire seja mantido na futura estação da linha 2-verde do Metrô. A petição argumenta que Freire é um dos educadores mais famosos do mundo, patrono da educação brasileira e defensor da educação popular, enquanto Fernão Dias é lembrado por sua história ligada à escravidão e à violência contra os povos indígenas.

>>> Na gestão Tarcísio, Metrô de SP decide mudar nome da estação Paulo Freire para Fernão Dias

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire foi um dos mais importantes educadores brasileiros do século XX, nascido em Recife em 1921. Sua obra foi influente em diversos países, tornando-se referência mundial em educação e pedagogia crítica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua principal contribuição foi o método de alfabetização de adultos conhecido como "Método Paulo Freire", que buscava estimular a conscientização dos alunos sobre a realidade social em que estavam inseridos e desenvolver a capacidade de reflexão crítica. Este método foi aplicado em diversos países, incluindo Portugal, Chile, Angola, Nicarágua e Guiné-Bissau.

Além disso, Paulo Freire defendia uma educação libertadora e transformadora, capaz de desenvolver a consciência crítica dos alunos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua obra inclui livros como "Pedagogia do Oprimido", "Educação e Mudança" e "Ação Cultural para a Liberdade". Paulo Freire faleceu em 1997, mas sua influência e legado continuam a inspirar educadores em todo o mundo. (artigo escrito com o auxílio de inteligência artificial) 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO