CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sul

Notícia falsa diz que Israel enviou 40 aeronaves para ajudar vítimas no Rio Grande do Sul

Vídeo utiliza imagens antigas e áudio de uma reportagem de 2019

Rio Grande do Sul atingido por temporais (Foto: Amanda Perobelli / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  Um vídeo falso que circula nas redes sociais mostraria a chegada de 40 aeronaves israelenses para ajudar nos resgates de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A publicação, no entanto, utiliza gravações antigas de helicópteros militares e um áudio retirado de uma reportagem feita em 2019, informa o G1.

Um dos vídeos da montagem mostra 19 aeronaves militares e é de publicação realizada em setembro de 2022, no Facebook. Um dos perfis que divulgou o conteúdo original diz que se trata de um exercício da 101ª Divisão Aérea do exército estadunidense e, portanto, sequer tem relação com Israel.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) afirma que a informação é falsa e que não há registro de nenhuma manifestação de Israel junto ao governo brasileiro neste sentido. O Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro, que coordena uma força-tarefa de resgate no estado, informou que não foram enviadas aeronaves israelenses. A Operação Taquari 2 conta com mais de 76 aeronaves, sendo 40 das Forças Armadas; 21 de polícias e bombeiros; 1 da Receita Federal; 1 do Uruguai; e 13 de civis.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO