CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Revista Oásis

O poder da gargalhada. O riso faz bem para a mente e o corpo

O poder da gargalhada, as virtudes do riso e do bom humor são o tema do Programa Oásis

Médico indiano Madan Kataria, o criador da Ioga do Riso (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Luis Pellegrini

O bom humor é contagiante. O som de gargalhadas é muito mais contagioso do que qualquer tosse, fungada ou espirro. Quando o riso é compartilhado, une as pessoas e aumenta a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis ​​no organismo. O humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem você contra os efeitos nocivos do estresse. Melhor que tudo, esse medicamento que não tem preço é divertido, livre e fácil de usar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há cerca de 20 anos, numa tarde quente de outono, eu atravessava a imensa Connaught Place, praça central no coração de Nova Delhi, quando ouvi risos altos vindos de uma pequena multidão reunida sob a sombra de uma figueira-de-bengala, tradicional árvore sagrada da Índia. Era uma sessão coletiva de ioga do riso, um método que combina exercícios alternados de riso com exercícios de respiração para induzir o riso verdadeiro. À frente do grupo estava o médico Madan Kataria, criador da técnica, movendo os braços e comandando as pessoas como um maestro regente de orquestra. O objetivo do método, vim a saber depois, era terapêutico e, naqueles anos, fazia furor na Índia. De lá se espalhou por muitos países do mundo.

Verificou-se depois que Kataria estava certo: O riso relaxa o corpo inteiro. Uma boa risada alivia a tensão física e o estresse, deixando os músculos relaxados por até 45 minutos depois. E não apenas: O riso estimula o sistema imunológico. Ele reduz a liberação dos hormônios do estresse e aumenta o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando assim sua resistência às doenças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O riso provoca a liberação de endorfinas, substâncias químicas associadas ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação geral de bem-estar e podem até aliviar temporariamente a dor.

O riso protege o coração. Ele melhora a função dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, ajudando a proteger você contra um ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os terapeutas do comportamento sabem muito bem que a mente não distingue o riso fingido, induzido, do riso verdadeiro, espontâneo. Quando percebe que estamos a rir, o cérebro começa a fazer uma libertação de substâncias químicas favoráveis – os chamados químicos da felicidade –, que são a serotonina, um antidepressivo natural; as endorfinas, que são paliativas da dor; a dopamina, que nos traz mais energia; e, por outro lado, faz descer o cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse.

O riso e o bom humor ajudam você a ficar emocionalmente saudável. O riso faz você se sentir bem. E a boa sensação que experimenta quando ri permanece com você, mesmo depois que o riso diminui. O bom humor o ajuda a manter uma visão otimista e positiva diante de situações difíceis, decepções e perdas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais do que apenas um alívio perante a tristeza e a dor, o riso lhe dá coragem e força para encontrar novas fontes de significado e esperança. Mesmo nos tempos mais difíceis, um riso – ou até mesmo um simples sorriso – pode fazer você se sentir melhor. E o riso é realmente contagiante – basta ouvir um para ativar seu cérebro e preparar você para sorrir e se divertir.

Tudo parece confirmar o velho ditado: Rir é o melhor remédio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O poder da gargalhada, as virtudes do riso e do bom humor são o tema do Programa Oásis, capitaneado por mim e pela jornalista Andrea Trus, que irá ao ar ao vivo na noite de amanhã, domingo, às 21 horas na TV 247. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO