BRICS+ Fashion Summit reúne designers globais para debater moda sustentável
Foram discutidos temas como o uso de tecnologias limpas para práticas sustentáveis e a influência das tendências de moda na agenda internacional
247 - Plataforma internacional dedicada a promover o diálogo e a troca de experiências entre grandes nomes da indústria da moda, o BRICS+ Fashion Summit fez parte da Semana de Moda de Moscou, e apresentou uma variedade de atividades, incluindo discussões plenárias, mesas-redondas, palestras e cursos intensivos de moda.
Nos três dias de evento foram discutidos temas como o uso de tecnologias limpas para práticas sustentáveis, caminhos de cooperação entre designers do BRICS e a influência das tendências de moda na agenda internacional. O organizador da cúpula é o Fundo Cultural para o Desenvolvimento da Moda e do Design, o "Fundo de Moda", com apoio do Governo de Moscou, na Rússia.
Em um comentário exclusivo à TV BRICS, a pesquisadora e designer brasileira Luciana Duarte afirmou como novas tecnologias podem ser incorporadas à moda para diminuir o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade das peças.
"A gente tem desenvolvido materiais que absorvem o gás carbônico e fazem um tipo de fotossíntese, liberando oxigênio para o mundo. Hoje, é obrigatório que alguns tecidos, boa parte dos tecidos, sejam relacionados à economia circular, ou seja, eles [os tecidos] têm de ser de materiais reciclados", disse.
O designer da Costa do Marfim, Aristide Loua, utiliza métodos tradicionais em suas criações e comentou à TV BRICS. "Países como Índia, Brasil, China, África do Sul e, de modo geral, o Sul Global... temos o que eu chamo de ativos culturais. Isso significa que nós temos diferentes técnicas de produção de tecidos. Temos culturas que são muito fascinantes na criação de moda e na confecção de joias".
"O BRICS+ Fashion Summit é uma plataforma onde designers de todo o mundo podem se reunir, colaborar, criar uma rede de contatos e encontrar soluções para conseguir reduzir a lacuna em termos de produção e competir com as grandes marcas mundiais", acrescentou.
Criador e fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges destacou o papel da diversidade da moda brasileira como um instrumento de aproximação cultural e de inovação dentro do BRICS.
"Eu espero que este encontro do BRICS+ Fashion Summit, aqui na Semana de Moda de Moscou, possa ser o início de uma mudança de criação, de pensamento e de aproximação entre os países. A moda brasileira, além de ser muito diversa por sua riqueza imaterial, traz um componente do brasileiro, a felicidade. E acho que essa troca com a Rússia e com os países do BRICS é muito importante para reinventar a nova geopolítica criativa".





