Governo acolhe 127 deportados por Trump
Por determinação do presidente Lula, uma força-tarefa com representantes de diversas pastas montou uma operação de atendimento humanitário
247 - Seguindo as determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal montou uma operação de atendimento humanitário para acolher o desembarque, no sábado (15), em Fortaleza-CE, de 127 brasileiros deportados dos Estados Unidos.
Segundo o governo federal, entre os deportados estão 97 homens e 30 mulheres, entre eles nove crianças, um adolescente e um idoso.
Uma parte dos deportados seguiu de Fortaleza para Belo Horizonte-MG. Na capital mineira, o grupo foi recepcionado por uma equipe na sala de autoridades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, transformada, excepcionalmente, em um "Posto de Acolhimento aos Repatriados".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu em seu discurso de posse em 20 de janeiro deter imediatamente a entrada de migrantes irregulares nos EUA e iniciar o processo de deportação de milhões deles de volta aos seus países de origem.
A medida causou preocupação entre os migrantes brasileiros nos EUA e levaram o governo do presidente Lula a lançar uma ampla operação de acolhimento, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.


