HOME > América Latina

OTAN recebe com satisfação o pedido da Argentina para participar de aliança global, diz secretário-geral do órgão

Mircea Geoana participou de uma reunião nesta quinta-feira (18) com o ministro da Defesa argentino, Alfonso Petri

Presidente da Argentina, Javier Milei (Foto: REUTERS/Remo Casilli)

247 – O secretário-geral adjunto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mircea Geoana, declarou que o órgão recebe com satisfação o pedido da Argentina para integrar a aliança global.

Geoana participou de uma reunião nesta quinta-feira (18) com o ministro da Defesa argentino, Alfonso Petri. Durante o encontro, o chefe da pasta argentina afirmou o desejo de Buenos Aires em estabelecer uma parceria com a OTAN.

"A Argentina desempenha um papel importante na América Latina, e eu recebo com satisfação o pedido de hoje para explorar tornar-se parceira da OTAN. A OTAN trabalha com uma variedade de países ao redor do mundo para promover a paz e estabilidade. Uma cooperação política e prática mais próxima poderia beneficiar a nós dois", disse Geoana, citado pelo órgão em comunicado.

A movimentação política ocorre em meio aos esforços do presidente argentino, Javier Milei, para fortalecer os laços com os Estados Unidos e a União Europeia. Na terça-feira (16), a Argentina anunciou a compra de 24 caças F-16 fabricados na Dinamarca, em um acordo apoiado por Washington. (Com informações da agência Sputnik).

Artigos Relacionados