Cadu de Castro avatar

Cadu de Castro

Cadu de Castro é historiador, com pós-graduação em gestão ambiental. Educador, dedica-se ao trabalho com povos originários, tradicionais e outras comunidades, bem como com a cultura popular brasileira.

4 artigos

Nazismo, fascimo e marxismo: um pouco de história

Nazismo, fascimo e marxismo: um pouco de história

Nas esteira das mentiras inconsistentes e absurdas - largamente difundidas por aqueles que querem crer em despautérios -, está a categorização das ideologias fascista e nazista como pensamento e prática das esquerdas. Esta afirmação parte de profundo desconhecimento sobre o tema ou mera má-fé?

As cotas que sempre existiram

As cotas que sempre existiram

O historiador Cadu de Castro escreve sobre as cotas que sempre existiram na sociedade brasileira, sem que precisassem ser inscritas na lei: "Ora, as cotas para brancos sempre existiram. Foram naturalizadas. É como se fosse regra o branco gozar de privilégios desde sempre. E há muitos profundamente equivocados que compreendem estes privilégios como direito."

Como eu matei minha filha

Como eu matei minha filha

O historiador Cadu de Castro, colunista do 247, escreve sobre os homens e o machismo: "temos de (des)aprender o que somos); "nós, homens, temos de travar uma luta ferrenha, que começa dentro de cada um de nós, contra o machismo nosso de cada dia"