CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Juca Simonard avatar

Juca Simonard

Jornalista, tradutor e professor de francês. Trabalhou como redator e editor do Diário Causa Operária entre 2018 e 2019. Auxiliar na edição de revistas, panfletos e jornais impressos do PCO, e também do jornal A Luta Contra o Golpe (tabloide unificado dos comitês pela liberdade de Lula e pelo Fora Bolsonaro).

111 artigos

blog

Às vésperas das eleições, Globo mente e diz que Lula defende abrir mão de Tatto

Trata-se de uma especulação ao estilo da nova "aliança" entre Ciro e Lula com o claro objetivo de fazer a esquerda abandonar o candidato do PT

Jilmar Tatto e Lula (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Juca Simonard

Na noite de terça-feira, 10, começou a circular na grande imprensa capitalista, o PIG (Partido da Imprensa Golpista, como apelidou o jornalista Paulo Henrique Amorim), a “informação” de que Lula estaria defendendo que o PT abra mão da candidatura de Jilmar Tatto, em São Paulo, para apoiar a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o candidato Jilmar Tatto  se reuniram na noite desta terça-feira para discutir o futuro da chapa do partido na eleição para a prefeitura de São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não participou da conversa, e outros dirigentes esperam que Tatto faça um gesto em favor de  Guilherme Boulos (PSOL)”, diz o jornal O Globo.

“O caminho defendido é que Tatto não desista formalmente de sua candidatura, até porque não é mais possível tirar o nome da urna eletrônica, mas recomende o voto no postulante do PSOL. Essa solução também evitaria que os candidatos a vereador do PT ficassem sem o vínculo com uma chapa da disputa para prefeito”, continua. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Todos avaliam, porém, que a decisão de apoiar Boulos tem que partir do candidato. De acordo com dirigentes, Lula resolveu não intervir diretamente, mas deixou claro em conversas ao longo desta terça-feira que espera isso de Tatto diante do seu mau desempenho nas pesquisas de intenção de voto. A declaração em favor de Boulos, avaliam petistas, poderia criar um fato político para levar o candidato do PSOL para o segundo turno”.

A “notícia” é, na realidade, uma fofoca divulgada pelos jornais da burguesia com o claro intuito de fazer a esquerda petista que ainda apoia o candidato de seu partido a abandonar Tatto e apoiar Boulos - às vésperas das eleições municipais. Para isso, “informam” que esta é uma posição defendida pelo próprio Lula, maior autoridade do PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O objetivo é claro e já foi denunciado diversas vezes: a direita quer um verdadeiro fracasso eleitoral do PT nestas eleições. Para isso, os golpistas usam o instrumento das eleições mais ditatoriais dos últimos anos (a primeira que ocorre com as regras da reforma eleitoral de 2017) e realizam uma campanha na imprensa para impulsionar candidatos de esquerda contra os candidatos do PT.

O cálculo da direita é que o PT sairá desmoralizado nas eleições deste ano e isto dará munição para realizar um gigantesca campanha pela frente ampla contra a unificação da esquerda em torno da candidatura de Lula, que estaria “ultrapassada”, conforme os resultados das eleições municipais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que foi divulgado pelo jornal O Globo, na realidade, não passa de uma fofoca. Uma notícia divulgada sem nenhum tipo de fonte apenas para fazer campanha política contra o candidato do PT, que é apresentado como “o maior fracasso” do partido. 

É um artigo ao estilo da notícia sobre a suposta aliança entre Ciro Gomes e Lula, também divulgada pelo Globo. Que esta semana se comprovou uma fraude, após Ciro falar que é preciso derrotar o “lulopetismo corrupto”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desta forma, o Globo se mostra o principal porta-voz da política da frente ampla para isolar Lula e o PT e, assim, consolidar o golpe, desmoralizando o principal partido da esquerda no País.

A esquerda não deve cair nas mentiras do PIG. Fica claro que toda a campanha da grande imprensa contra as “fake news” não passa de uma forma de atacar pequenos jornais e blogs, enquanto consolidam seu monopólio sobre a “verdade”. A verdadeira “fake news” é divulgada como verdade pelos monopólios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A campanha não faz sentido diante da propaganda que Lula tem feito nas redes sociais, falando claramente para votar no PT nas eleições. Ainda, a tática do PT nestas eleições foi de lançar o máximo de candidatos nas capitais para fortalecer o partido. Por que essa mudança repentina?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO