CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Aloizio Mercadante avatar

Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante é economista, professor licenciado da PUC-SP e Unicamp, foi Deputado Federal e Senador pelo PT (SP), Ministro Chefe da Casa Civil, Ministro da Educação e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

72 artigos

blog

Educação impõe nova derrota ao negacionismo no MEC

Ex-ministro da Educação e presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante celebra o recuo do MEC na proposta de retorno às aulas presenciais nas universidades em janeiro. "Medidas obscurantistas, que podem colocar em risco a comunidade universitária, devem ser rechaçadas e submetidas à luz da ciência e do conhecimento, afirma

Milton Ribeiro e aulas durante a pandemia do coronavírus (Foto: Isac Nóbrega/PR | Tácio Melo/Secom)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O obscurantismo e negacionismo da ciência baseada em evidências científicas, marcas registradas do governo Bolsonaro, voltaram a bater à porta do Ministério da Educação. Em decisão temerária e unilateral, o ministro Milton Ribeiro determinou o retorno às aulas presenciais em universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021. A medida também acabava com a possiblidade de aulas online, mantendo essa modalidade apenas para complementação de horas necessárias à formação.

Felizmente, novamente após forte pressão da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada e de educadores, o MEC recuou e informa que irá revogar a medida. Além disso, em entrevista à jornalista Basília Rodrigues, o ministro disse que abrirá uma consulta pública para "ouvir o mundo acadêmico antes de tomar nova decisão”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É verdade que estamos próximos a possibilidade real do registro de uma vacina contra a Covid-19, apesar do total falta de planejamento, de racionalidade e de coordenação do Ministério da Saúde, que entre outras barbaridades, segue tentando vetar a possibilidade de uso da vacina chinesa. Também é verdade que os casos de Covid-19 voltaram a crescer fortemente em alguns estados e regiões, inclusive com relatos de faltas de leitos e de estruturas hospitalares para amparar todos os enfermos.  

Por isso, enquanto a vacinação em massa não é uma realidade, a retomada da vida acadêmica universitária deve ser precedida de uma análise técnica rigorosa de cada localidade, pela dimensão continental do Brasil, e respeitar todos os protocolos e orientações das autoridades sanitárias, tais como: o respeito ao distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel, entre outros. Neste momento, é imprescindível que o valor da vida seja colocado acima de qualquer outro interesse e que todos trabalhemos para reduzir ao máximo os impactos do novo coronavírus na vida de todos nós. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Medidas obscurantistas, que podem colocar em risco a comunidade universitária, devem ser rechaçadas e submetidas à luz da ciência e do conhecimento. Com esse novo recuo, a educação impõe outra vez uma nova derrota ao negacionismo no MEC. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO