Marcelo Auler avatar

Marcelo Auler

Marcelo Auler, 68 anos, é repórter desde janeiro de 1974 tendo atuado, no Rio, São Paulo e Brasília, em quase todos os principais jornais do país, assim como revistas e na imprensa alternativa.

231 artigos

HOME > blog

Rede Zona Sul rejeita produtos da vinícola Aurora

'Empresa marca posição de não compactuar com os crimes cometidos pela Aurora, cujos empregados eram explorados em trabalho análogo à escravidão', diz Auler

(Foto: Eduardo Benini/Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Publicado originalmente no blog Marcelo Auler)

Com uma rede de mais de 40 lojas espalhadas em bairros da Zona Sul e da Barra da Tijuca (Zona Oeste) da cidade do Rio de Janeiro, voltadas em especial para o atendimento de clientes das classes A e B, o Grupo Zona Sul Ltda., mais conhecido como Zona Sul Supermercado – cerca de R$ 2 bilhões de faturamento anual -, decidiu devolver todos os produtos da vinícola Aurora que tinha em seus estoques.

Desta forma, a empresa genuinamente carioca marca posição de não compactuar com os crimes cometidos pela Aurora, assim como pelas vinícolas Salton e Garibaldi, cujos empregados terceirizados contratados para a colheita de suas uvas estavam sendo explorados em trabalho análogo ao dos escravos.

Foram, ao todo, 207 trabalhadores, na sua maioria baianos, resgatados na noite da quarta-feira (22/02) desse trabalho degradante, na cidade de Bento Gonçalves (RS), por uma força tarefa composta por representantes do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e da Secretaria de Assistência Social daquele município.

A decisão da Rede Zona Sul começou a ser tomada na segunda-feira passada (27/02) quando clientes das lojas de Botafogo protestaram pela venda dos produtos dessas vinícolas. Esses mesmos clientes foram informados, no final daquele dia, que a diretoria da empresa decidira devolver as mercadorias da Aurora – única das três vinícolas com a qual a rede tinha vínculo comercial. A decisão, ainda segundo as informações passadas aos clientes, foi comunicada à vinícola na terça-feira e já nessa quarta-feira os produtos Aurora não foram encontrados na loja de Botafogo.

O site procurou uma confirmação oficial através da assessoria de comunicação da Rede Zona Sul, mas ainda não obteve resposta.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: