CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

"Democracia está ameaçada em todo o mundo", diz João Cezar de Castro Rocha

"Se não reagirmos em 10, 15 anos não veremos democracia nenhuma no mundo", afirma o professor

João Cezar de Castro Rocha e bandeiras de Israel (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – "Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo", alertou o historiador e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), João Cezar de Castro Rocha, durante uma entrevista para o podcast De Fato, do Brasil de Fato RS. Rocha discutiu os perigos da ascensão da extrema direita e sua influência crescente na política global.

Em sua análise, Rocha destacou a disseminação da teologia do domínio, uma ideologia que interpreta literalmente passagens bíblicas para justificar um projeto político de expansão e controle. Ele explicou: "Na teologia do domínio, [o versículo] 'crescei e multiplicai-vos' é ampliado para significar a expansão da base neopentecostal na sociedade, visando, eventualmente, o domínio político."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, Rocha apontou a manipulação da informação pela midiosfera extremista como uma estratégia preocupante. Ele observou que essa manipulação, baseada em uma mistura de erro, ilusão e apropriação seletiva do método científico, tem sido eficaz na disseminação de ilusões coletivas e na distorção da realidade política.

Com base em sua extensa pesquisa sobre o bolsonarismo e movimentos similares, Rocha ressaltou a urgência de uma reação. Ele baseia suas preocupações em seu livro "Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico - Retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva", publicado em 2023.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Não verás país nenhum", disse Rocha, citando Loyola Brandão, enquanto acrescentava: "Se não reagirmos em 10, 15 anos não veremos democracia nenhuma no mundo."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO