Eleitores de Ciro Gomes são os mais "influenciáveis", diz Datafolha

Dados da pesquisa reforçam a expectativa de que eleitores ciristas adotem em outubro o "voto útil", migrando para Lula com o objetivo de derrotar Bolsonaro já no primeiro turno

www.brasil247.com - Ciro Gomes
Ciro Gomes (Foto: Reprodução/Facebook)


247 - Eleitores do pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, são os que mais sofrem influência na hora de votar, mostram dados da pesquisa Datafolha divulgados nesta quarta-feira (6) pela Folha de S. Paulo.

Os "ciristas", como são chamados os apoiadores de Ciro, "se dizem mais influenciados por opiniões de jornalistas na hora de votar do que as pessoas que pretendem eleger seus principais concorrentes", o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Eles afirmam considerar mais os argumentos de companheiros, filhos e personalidades em redes sociais.

>>> Pesquisa Quaest: Ciro Gomes encosta em Bolsonaro no quesito rejeição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os eleitores de Ciro Gomes, 53% se dizem um pouco ou muito influenciados por jornalistas. Para efeito de comparação, os eleitores de Lula que também se classificaram como influenciáveis por jornalista são 43% e os de Bolsonaro 35%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A tendência é a mesma quando se pergunta sobre companheiros (46%, contra 40% do total), filhos (40%, ante 35% no geral) e pessoas que segue nas redes sociais (38% e 35%)", destaca a reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há a expectativa de que os eleitores ciristas possam decidir a eleição presidencial deste ano, isto porque Lula está, segundo pesquisas eleitorais, muito próximo de vencer o pleito já no primeiro turno, enterrando de vez a possibilidade de reeleição de Bolsonaro.

Diante deste cenário, apoiadores de Ciro Gomes podem optar pela prática do "voto útil", migrando do pedetista para Lula. Um exemplo é do comediante e apresentador Fabio Porchat: "se chegar em agosto, o Ciro continuar com 7% e o Lula (PT) puder ganhar no primeiro turno para tirar esse animal, este verme, este câncer que está no poder, eu vou pintado de estrela vermelha, cantando 'Lula lá'. Voto apertando o 13 [número do PT] 300 vezes".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores entre 22 e 23 de junho. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05166/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email