HOME > Brasil

Governo negocia acordo com produtores de arroz como alternativa para evitar um novo leilão

A compra do grão tinha como objetivo conter possíveis aumentos de preço causados pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional de arroz

Brasil vai importar arroz para segurar preço (Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em negociação com produtores de arroz em busca de uma alternativa para reduzir o preço do produto sem que haja a necessidade de realizar um novo leilão. 

Nesta semana, representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) estiveram reunidos com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e os ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Carlos Fávaro, da Agricultura, para discutir o assunto. Os produtores do grão se comprometeram a apresentar uma proposta na próxima semana.

O edital do novo leilão ainda está sendo desenvolvido, agora com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU) para evitar irregularidades no certame. Contudo, há uma parte do governo que prefere alcançar um acordo com os produtores e evitar que o leilão seja realizado.

Entenda o caso: Em 11 de junho, o governo anulou um leilão de importação de 263 mil toneladas de arroz devido a suspeitas de incapacidade técnica e financeira de algumas empresas vencedoras. A compra do grão tem como objetivo conter possíveis aumentos de preço causados pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional de arroz. (Com informações do g1).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados