Inelegível, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte à Presidência
Declarado inelegível até 2030, ex-mandatário espera conseguir apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, visando reverter sua situação política
247 - Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, caso consiga reverter sua inelegibilidade e voltar à Presidência da República, tomará medidas radicais, como retirar o país de organismos internacionais, seguindo o exemplo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de permitir a instalação de uma base militar estadunidense no território brasileiro. "Eu, se for presidente de novo, saio do BRICS [bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros países] e da OMS [Organização Mundial da Saúde]", declarou Bolsonaro à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
O anúncio não é inédito na América Latina. O presidente da Argentina, Javier Milei, já seguiu os passos do presidente estadunidense e retirou seu país da Organização Mundial da Saúde, reforçando a tendência de distanciamento de instituições globais por parte de líderes conservadores e de extrema direita.
Além disso, Bolsonaro também afirmou que, caso consiga voltar ao Planalto, pretende implementar um "acordo militar parrudo" com os Estados Unidos, focado no combate ao terrorismo na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. "Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali", disse.
Embora esteja inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro acredita que poderá obter apoio para reverter essa situação e disputar as eleições presidenciais de 2026.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: