HOME > Brasil

Lula pediu a Trump suspensão da tarifa de 40% sobre exportações brasileiras

Vice-presidente disse estar otimista com avanço das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos

Donald Trump e Lula (Foto: Reuters)

247 - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste domingo (12) que há sinais positivos de que os Estados Unidos podem suspender a tarifa de 40% aplicada sobre produtos brasileiros desde agosto. De acordo com reportagem do jornal O Globo, Alckmin afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou diretamente ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a suspensão temporária da sobretaxa enquanto prosseguem as negociações bilaterais.

Segundo o vice-presidente, a intenção de Lula é garantir condições mais equilibradas até que um acordo definitivo seja fechado entre os dois países.

“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi de, enquanto se negocia, suspender os 40%. Esse foi o pleito: enquanto negocia, suspende os 40%. E aí a gente passa para um ganha-ganha, tem muita possibilidade de parceria entre Brasil e Estados Unidos”, destacou Alckmin.

Setores já sentem alívio parcial

Apesar da sobretaxa ainda atingir a maior parte das exportações brasileiras, alguns segmentos já tiveram redução significativa nos últimos dias. Alckmin citou a celulose e o ferro-níquel, que passaram a ter tarifa zero de importação nos EUA.

“Celulose, ferro-níquel, já é 0%. Isso dá 4% da exportação brasileira. Semana passada, madeira encerada e macia estava em 50%, veio para 10%. Armário, sofá, móveis, estava em 50% veio para 25%. O que nós precisamos é avançar mais depressa”, disse.

Encontro previsto na Malásia

Existe a expectativa de que Lula e Trump se encontrem pessoalmente no fim de outubro, na Malásia, para dar continuidade ao diálogo. O primeiro contato sobre o tema ocorreu em setembro, durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

Artigos Relacionados