CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Quem é Magda Chambriard, sucessora de Prates no comando da Petrobras

Nova presidente da Petrobras é ex-funcionária da estatal e construiu carreira no setor petrolífero

Magda Chambriard é nomeada diretora-geral da ANP (Foto: Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nesta terça-feira (14) promover uma troca no comando da Petrobras, demitindo o então presidente da estatal, Jean Paul Prates. Para o lugar de Prates, alvo de críticas por parte de ministros do governo, Lula escolheu Magda Chambriard, que deve assumir o cargo daqui a 45 ou 60 dias.

A futura presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é engenheira de formação e ingressou na estatal em 1980, atuando como funcionária por 22 anos. Em 2002, aceitou o convite do presidente Lula (PT) para ingressar na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Lá, ocupou diferentes cargos até assumir a diretoria-geral em 2012, no governo Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A gestão de Magda na ANP foi marcada pela retomada de leilões em áreas para exploração e produção de petróleo após a suspensão de cinco anos devido à descoberta do pré-sal. Foi na sua administração que a agência iniciou uma ofensiva por reforços na segurança operacional de plataformas de produção de petróleo no país, com a aplicação de elevadas multas sobre as empresas, o que lhe rendeu desavenças com o setor. Além disso,  focou a fiscalização do cumprimento de obrigações contratuais de conteúdo local, o que também gerou desentendimento com as petroleiras.

Segundo a Folha de São Paulo, Magda Chambriard é vista como um quadro de perfil mais nacionalista em relação à Jean Paul Prates, que tentou equilibrar os interesses do governo Lula sem assustar os investidores privados da estatal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO