CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Ricardo Salles quer derrubar meta oficial que propõe redução de 90% do desmatamento no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente, sob gestão de Ricardo Salles, pretende não aplicar um dos tópicos do Plano Plurianual (PPA) da pasta que prevê a redução do desmatamento e incêndios ilegais no País

Ricardo Salles (Foto: Carolina Antunes/PR | Germano Woehl Jr./Instituto Rã-bugio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério do Meio Ambiente, sob gestão de Ricardo Salles, pretende não aplicar um dos tópicos do Plano Plurianual (PPA) da pasta que prevê a redução do desmatamento e incêndios ilegais em 90% em todo o País. O ministério defende a preservação de apenas uma área específica de 390 mil hectares na Amazônia por meio do programa recém-criado Floresta+ Amazônia. A nova proposta também acaba com metas para os demais biomas brasileiros. 

De acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo, a nova proposta da pasta, que deve ser cumprida até 2023, representa aproximadamente um terço do que foi desmatado na Amazônia entre julho de 2018 e agosto de 2019. Neste período, 1 milhão de hectares foram desmatados no bioma, apontou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e algumas emendas de parlamentares inseriram no PPA a meta de preservação que Salles pretende derrubar. 

As críticas à gestão dele na pasta aumentaram a partir do segundo trimestre deste ano, após a divulgação de conteúdo de um vídeo da reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, quando Salles sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa voltada à pandemia de Covid-19 para aprovar "reformas infralegais de desregulamentação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um levantamento publicado na semana passada pelo jornal Folha de S.Paulo  em parceria com o Instituto Talanoa mostrou que, entre março e maio deste ano, o governo publicou 195 atos no Diário sobre o meio ambiente. Nos mesmos meses de 2019, foram apenas 16 atos publicados relacionados ao tema, um aumento de 12 vezes.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente afirma:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Brasil já tem meta de redução de 100% do desmatamento ilegal até 2030, a qual está mantida. As metas intermediárias devem indicar os programas que serão utilizados ao longo dos próximos 10 anos para alcançar a meta total e é isso que está sendo ajustado no PPA”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO