HOME > China

Entrevista exclusiva: presidente de Cuba espera elevar amizade tradicional com a China a novo patamar

O dia 28 de setembro marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cuba

Entrevista exclusiva: presidente de Cuba espera elevar amizade tradicional com a China a novo patamar (Foto: CGTN)

CGTN – O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), na qual expressou sua expectativa de elevar a amizade tradicional entre os dois países a um novo patamar.

Entrevista exclusiva: presidente de Cuba espera elevar amizade tradicional com a China a novo patamar

Díaz-Canel participou da grande celebração do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial e destacou que as atividades comemorativas não apenas evidenciam os enormes sacrifícios do povo chinês na resistência contra os invasores japoneses, mas também enfatizam o verdadeiro significado de sua tenaz resistência, bem como as importantes contribuições da China para a luta mundial antifascista.

O dia 28 de setembro marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cuba. Cuba foi o primeiro país latino-americano a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China. Nos últimos anos, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado sino-cubana tem se aprofundado e se solidificado continuamente.

Díaz-Canel afirmou que, no campo político, as relações bilaterais já se encontram em um nível excelente e elevado. Ambas as partes compartilham experiências sobre a construção socialista com sinceridade e avançam em seus respectivos projetos com base em suas realidades nacionais. Nos últimos anos, os dois lados chegaram a diversos projetos de cooperação sobre como fortalecer os laços bilaterais, especialmente nas áreas econômica, social e comercial.

Para Díaz-Canel, as práticas da China são fonte de inspiração em diversos aspectos para Cuba. Ele destacou que foi por meio do processo de reforma sob a estrutura da construção socialista que a China conseguiu superar sérias dificuldades econômicas do passado e alcançar crescimento econômico, servindo como uma referência importante para Cuba.

Entrevista exclusiva: presidente de Cuba espera elevar amizade tradicional com a China a novo patamar

Durante a entrevista, Díaz-Canel também ressaltou que a Iniciativa de Governança Global proposta pelo presidente chinês, Xi Jinping, é de extrema importância e reflete justiça e sinceridade. Ele acrescentou que as relações entre Cuba e China são como as de irmãos e amigos, sempre pautadas pela franqueza, e destacou que Cuba está disposta a continuar consolidando e ampliando de forma inabalável a amizade com a China, baseada na confiança mútua.

Fonte: CMG