HOME > Economia

Manoel Carlos pode assumir a vice-presidência jurídica da Vale

A empresa não se manifesta sobre o assunto, mas a expectativa é de que o nome escolhido seja definido em breve

Manoel Carlos (Foto: Robson Alves / MJSP)

247 – O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, está participando de um processo seletivo para assumir a vice-presidência jurídica da mineradora Vale, conforme noticia o portal Jota. A empresa não se manifesta sobre o assunto, mas a expectativa é de que o nome escolhido seja definido em breve.

Caso Manoel Carlos seja o escolhido, abrirá espaço para uma sucessão no Ministério da Justiça, já que seu cargo é considerado um dos mais importantes da pasta. De acordo com o Ministério, não há nomes definidos para a substituição até o momento, pois o processo só será consolidado quando houver uma decisão final sobre a vaga na Vale.

Fontes próximas ao ministro Ricardo Lewandowski afirmam que, embora seja uma posição estratégica, a eventual saída de Manoel Carlos não deve causar grandes mudanças na estrutura do Ministério. Segundo as mesmas fontes, a equipe atual está funcionando de forma coesa e não há previsão de ajustes mais amplos na cúpula.

No passado, Manoel Carlos foi cotado para uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas não figurava como favorito para as vagas que surgiram. À época, o então advogado Cristiano Zanin foi o escolhido para o STF, enquanto a segunda cadeira acabou sendo ocupada pelo ex-ministro da Justiça, Flávio Dino.

Paralelamente, o governo confirmou recentemente o nome do petista Wadih Damous para a presidência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essa movimentação interna no Ministério da Justiça coincide com especulações sobre uma possível reforma ministerial no início do próximo ano. No entanto, a assessoria de Lewandowski nega qualquer possibilidade de o ministro deixar o comando da pasta.

Artigos Relacionados