HOME > Economia

Transpetro anuncia primeira licitação de navios no governo Lula 3

Esse projeto faz parte do programa de renovação da frota, chamado TP25, que visa contratar 25 navios próprios

Petrobras (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou a primeira licitação de navios sob o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com a promessa de revitalizar a indústria naval brasileira. A empresa pretende construir quatro embarcações para o transporte de combustíveis, marcando os primeiros navios desse tipo construídos no Brasil desde a Lava Jato. A expectativa é que os vencedores da licitação sejam conhecidos em dezembro, com a primeira embarcação prevista para ser lançada ao mar em junho de 2026.

Esse projeto faz parte do programa de renovação da frota, chamado TP25, que visa contratar 25 navios próprios a um custo estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões. Até agora, 16 navios já foram aprovados, e a Transpetro planeja lançar editais para mais oito ainda em 2024 e outros quatro no ano seguinte. O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, destacou que a construção de navios será mais econômica do que o afretamento, reduzindo a exposição da Petrobras às oscilações nos preços internacionais do frete.

A licitação será internacional e não exigirá conteúdo local, mas a Transpetro acredita que as condições de financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e os impostos de importação sobre as embarcações podem garantir a competitividade da indústria nacional. O FMM pode oferecer taxas de até 2,3% ao ano para estaleiros que cumprirem índices de conteúdo local acima de 65%. O setor naval, que enfrentou desafios por conta da perseguição da Lava Jato à indústria nacional, agora espera por medidas do governo para incentivar a construção de embarcações no Brasil, como a retomada do imposto de importação de navios. (Com informações da Folha de S. Paulo). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados