TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "As medidas que o governo tomou foram muito boas, e a tendência é de crescimento econômico já em 2025", diz Zeca Dirceu

    Deputado Zeca Dirceu analisa avanços econômicos e critica política monetária do Banco Central

    (Foto: Reuters | Camara dos Deputados )
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247- Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) fez um balanço da atuação econômica do governo Lula e destacou as ações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O parlamentar criticou a independência do Banco Central e afirmou que a condução da política monetária tem favorecido o sistema financeiro em detrimento da população. "O Banco Central se subordinou ao boletim Focus e estamos com uma taxa de juros que é impossível", declarou.

    Avanços econômicos e o papel de Haddad

    Dirceu elogiou o trabalho de Haddad na condução da economia e sua capacidade de diálogo com o Congresso Nacional. "Ele sempre foi muito atencioso com a nossa bancada, ia até a Câmara, dialogava conosco e nos chamava ao Ministério da Fazenda para discutir os pontos mais importantes", afirmou. O deputado ressaltou que a atual gestão conseguiu implementar medidas estruturais, como a tributação sobre os mais ricos. "Os bilionários, os sonegadores, os fraudadores começaram a pagar imposto neste país", pontuou.

    Entre os avanços econômicos do governo Lula, o parlamentar citou a aprovação da reforma tributária e o novo arcabouço fiscal. "Aumentamos muito os investimentos na saúde, na educação, na área social, no apoio à agricultura e à indústria. Isso não acontecia há seis ou sete anos", afirmou. Ele destacou que, como resultado dessas medidas, "o país cresceu acima de 3% por dois anos consecutivos, o que não acontecia há mais de uma década".

    Críticas à política de juros

    O deputado reiterou sua oposição à independência do Banco Central e responsabilizou a política monetária pelo alto custo do crédito no Brasil. "Nós votamos contra a independência do Banco Central porque sabíamos que aconteceria o que está acontecendo agora. Essa tal de independência criou, na verdade, uma dependência do sistema financeiro", criticou.

    Para Dirceu, a política de juros elevados tem impacto direto na percepção da população sobre o governo. "A população sente dificuldades por conta dos juros, que estão impossíveis. Isso afeta o custo de vida e irrita as pessoas", disse. O parlamentar destacou que, mesmo diante desse cenário, o Brasil tem conseguido gerar empregos. "O desemprego no Paraná está em 3%. Isso não existe em lugar nenhum do mundo", enfatizou.

    Medidas para conter a inflação

    Dirceu defendeu as ações do governo para enfrentar a inflação, principalmente no setor de alimentos. Ele citou a isenção de impostos de importação para produtos da cesta básica e o fortalecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como estratégias para regular os estoques e reduzir os preços. "A Conab ficou seis anos sem funcionar. Agora está voltando a atuar, e isso vai ajudar a reduzir a inflação dos alimentos", disse.

    O parlamentar também destacou a ampliação do crédito para a agricultura familiar e a implementação do programa Desenrola Rural, que permite a renegociação de dívidas de pequenos e médios produtores. "O Brasil precisa prestigiar quem produz comida para o mercado interno. Estamos falando de arroz, feijão, batata, mandioca, leite e carne. Esse é um setor que precisa ser fortalecido", afirmou.

    Perspectivas para 2025

    Apesar dos desafios econômicos, Dirceu se mostrou otimista com o futuro. "As medidas que o governo tomou foram muito boas, e a tendência é de crescimento econômico já em 2025", declarou. O deputado acredita que as ações implementadas terão efeitos positivos sobre o emprego e a renda. "O Brasil tem força para continuar gerando desenvolvimento, apesar dos desafios impostos pelo sistema financeiro", concluiu. Assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados