Entrevistas

“Educação antirracista exige resgate da história e identidade dos povos marginalizados", diz Rose Cipriano

Rose Cipriano destaca a importância de superar estereótipos na educação

Imagem Thumbnail
(Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - No programa Um Tom de Resistência, apresentado por Ricardo Nêggo Tom na TV 247, a professora Rose Cipriano trouxe à tona reflexões essenciais sobre a necessidade de uma educação antirracista. Como coordenadora geral do Sepe Caxias, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e articuladora do Coletivo Minas da Baixada, sua expertise no campo educacional e de direitos humanos ofereceu uma perspectiva profunda sobre o tema.

Indagada sobre a eficácia de combater o racismo apenas com livros e manuais, Cipriano respondeu incisivamente: "A gente não vai combater só com os livros e os manuais, mas a gente precisa começar por aí." Ela destacou como a escola, por muito tempo, perpetuou estereótipos racistas ao limitar a narrativa histórica aos períodos de escravidão e marginalização dos povos africanos e indígenas.

A educadora enfatizou a importância de uma mudança de paradigma, afirmando: "Pensar a educação antirracista é, sobretudo, fazer um resgate numa perspectiva positiva." Cipriano argumentou que é essencial reconhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos e indígenas para a humanidade, indo além do estigma da escravidão.

Ao abordar a extração de recursos como o ouro, ela ressaltou: "Essa extração não se deu espontaneamente com a população negra, sem que ela tivesse tecnologia e conhecimento para a época." Essa compreensão mais ampla da história é crucial para desafiar narrativas racistas que marginalizam esses povos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portanto, a visão compartilhada por Cipriano é que a educação antirracista vai além da inclusão de conteúdos nos livros didáticos, buscando promover uma visão mais inclusiva e precisa da história e identidade dos povos marginalizados.

Assista: 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO