Jornalismo independente, democrático e para todos

Jornalistas pela democracia

O 247 publica conteúdo do coletivo de jornalistas e chargistas chamado “Jornalistas pela Democracia”, que reúne alguns dos mais consagrados profissionais da mídia brasileira. Seus atuais integrantes (clique nas imagens para conhecê-los) são:

Alex Solnik
Colunista e comentarista na TV 247
Close

Colunista do Brasil 247 e comentarista na TV 247, Alex Solnik é jornalista e escritor. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Denise Assis
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Jornalista. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora-pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" e "Imaculada". É membro do Jornalistas pela Democracia.

Eric Nepomuceno
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Trabalhou no extinto Jornal da Tarde. Entre fevereiro de 1973 e julho de 1983 foi correspondente estrangeiro em Buenos Aires, Madri, México e América Central. Atualmente escreve para jornais da Argentina e do México. Autor de livros de contos e de reportagem, traduziu para o português mais de 80 livros, de autores como Julio Cortázar, Juan Rulfo, Eduardo Galeano e Gabriel García Márquez.

Florestan Fernandes Júnior
Comentarista na TV 247 e integrante do conselho editorial
Close

Um dos idealizadores da TV 247, é jornalista com passagem pelas principais redações do país: Folha de São Paulo, JT, TV Globo, TV Manchete, TV Cultura, TV Gazeta, TV Brasil, TVE/RIO, Rede Minas, Rádio Eldorado, Rádio Tupi, Rádio Nova FM, Rádio Musical e colaborador do El País Brasil e Brasil 247. Aos domingos, apresenta o "Bom dia 247", com Leonardo Attuch e Rodrigo Vianna, e é também integrante do conselho editorial do Brasil 247.

 

Gilvandro Filho
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Jornalista e compositor, com passagem por veículos como o Jornal do Commercio (PE) e as sucursais de O Globo, Jornal do Brasil e Abril/Veja. Teve colunas no JC, onde foi editor de Política e Informática, além de Gerente Executivo do portal do Sistema JC. Foi comentarista político da TV Globo NE e correspondente da Rádio suíça Internacional no Recife. Pelo JC, ganhou 3 Prêmios Esso. Como publicitário e assessor, atuou em diversas campanhas políticas, desde 1982. Foi secretário municipal de Comunicação. Como escritor tem dois livros publicados: "Bodas de Frevo", com a trajetória do grupo musical Quinteto Violado; e "Onde Está Meu Filho?", em coautoria, com a saga da família de Fernando Santa Cruz, preso e desaparecido político desde 1973. Como compositor tem dois CDs autorais e possui gravações em outros 27 CDs, além de um acervo de mais de 360 canções com mais de 40 músicos parceiros.

 

Helena Chagas
Colunista, comentarista na TV 247 e Jornalista pela Democracia
Close

Helena Chagas é jornalista profissional, formada pela Universidade de Brasília. Trabalhou em diversos veículos, entre eles o Jornal de Brasília, O Globo, onde foi colunista política, chefe de redação e diretora da Sucursal de Brasilia, Estado de São Paulo e SBT. Escreve para a internet desde seus primórdios no Brasil e já teve blogs no IG, no site Comunique-se e no Globo on line. No setor público, trabalhou no Senado Federal, onde ingressou por concurso, foi Diretora de Jornalismo da EBC/TVBrasil em seus dois primeiro anos de existência e foi ministra chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República entre janeiro de 2011 e janeiro de 2014, na gestão Dilma Rousseff. Trabalha hoje como consultora de comunicação e faz análise política no site Os Divergentes e no grupo Jornalistas pela Democracia no Brasil 247.

Hildegard Angel
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Jornalista, ex-atriz, filha da estilista Zuzu Angel e irmã do ex-militante político Stuart Angel Jones, Hildegard Angel é uma das maiores colunistas e jornalistas brasileiras.

Igor Fuser
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Professor de relações internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Leandro Fortes
Colunista e Jornalista pela Democracia
Close

Leandro Fortes é jornalista, professor e escritor. Atualmente, é sócio-diretor da agência de publicidade e marketing digital CobraCriada, em Brasília. É autor dos livros “Cayman: o dossiê do medo” (2002, Editora Record), “Fragmentos da Grande Guerra” (2004, Editora Record), “Jornalismo investigativo” (2005, Editora Contexto) e “Os segredos das redações (2008, Editora Contexto), entre outros.

Luís Costa Pinto
Jornalista pela Democracia, colunista e comentarista na TV 247
Close

Jornalista formado pela UFPE. Foi repórter, editor e chefe de sucursal de Veja, O Globo, Folha de S Paulo, Época e Correio Braziliense. É autor de livros como "Trapaça - Saga Política no Universo Paralelo Brasileiro", com dois volumes, "As Duas Mortes de PC Farias" e "Os Fantasmas da Casa da Dinda". Este último, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 1993. Recebeu os prêmios Líbero Badaró de Jornalismo e Esso de Jornalismo, em 1992. É analista de conjuntura política e consultor. É comentarista no "Boa noite 247", às terças-feiras.

 

Miguel Paiva
Chargista, comentarista na TV 247 e Jornalista pela Democracia
Close

Iniciou a carreira de cartunista e jornalista no suplemento de humor Cartum JS do Jornal dos Sports, em 1967. Publicou em todos os jornais do eixo Rio-São Paulo-Porto Alegre. Morou em Milão trabalhando de 1974 a 1980. No retorno ao Brasil, passou pelo Jornal do Brasil e Globo, até chegar ao Brasil 247 e ao grupo Jornalistas Pela Democracia. Escreveu roteiros de programas de TV, cinema e é autor de peças de teatro.

Nando Motta
Chargista e Jornalista pela Democracia
Close

Nando é músico, ator e ilustrador. Na música, além de gravar dois discos e alguns clipes, foi participante da segunda edição do The Voice Brasil. No teatro, participou de alguns grandes musicais, como 'O Homem de la Mancha' - Miguel Falabella, 'Rio Mais Brasil' - Ulysses Cruz e '70 Doc Musical' - Frederico Reder. Como desenhista, ilustrou livros didáticos, storyboards, campanhas publicitárias e logomarcas. Mas a porta de entrada para as charges veio em 2019, através do site Brasil 247.  

Paulo Moreira Leite
Colunista, comentarista na TV 247 e integrante do conselho editorial
Close

Colunista e comentarista na TV 247, Paulo Moreira Leite tinha 14 anos quando escreveu um artigo no jornalzinho dos alunos do Guaraci Silveira, em São Paulo. O tom crítico levou ao recolhimento do jornal e contribuiu para que fosse obrigado a deixar a escola no final do ano. Não deixou o jornalismo, porém. Aos 16 anos escrevia sobre boxe no Jornal da Tarde. Aos 20 era repórter da Ilustrada, na Folha. Aos 30 foi para a VEJA, onde chegou a correspondente em Paris e redator chefe. Aos 50 estava na Gazeta Mercantil, como correspondente em Washington, e já tinha quase 60 quando começou a escrever no Brasil 247, onde está até hoje. Publicou três livros: “A mulher que era o general da casa”, sobre a resistência civil ao regime militar; “A outra história do Mensalão” e “A Outra História da Lava Jato”, com o qual ganhou um Prêmio Jabuti.

Renato Luiz Campos Aroeira
Chargista, comentarista na TV 247 e Jornalista pela Democracia
Close

Trabalhou em vários Jornais de Belo Horizonte, Minas Gerais: O Diário, Diário da Tarde, Estado de Minas, Diário do Comércio, Imprensa Sindical, Humordaz. No Rio há quase 40 anos, trabalhou no Globo, JB, O Dia, Isto É, Veja e, atualmente, está no 247.