Borba Gato é lembrado nas redes sociais por caçar e escravizar índios e negros

Nome do personagem se tornou o mais citado no Twitter depois do incêndio de sua estátua em São Paulo

Fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo
Fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo (Foto: Rafael Vilela / Twitter)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - Após o incêndio na estátua do Borba Gato na zona sul de São Paulo neste sábado (24), durante a mobilização internacional contra Jair Bolsonaro, o nome do personagem passou a liderar os trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

Internautas lembraram principalmente o papel de Borba Gato na caça, escravidão e assassinato de índios e negros enquanto os bandeirantes desbravavam territórios no interior do País. Algumas matanças chegaram a dizimar etnias, além de roubos de materiais históricos desses povos.

“Tidos como heróis pela história dos brancos, os bandeirantes foram invasores cruéis, saqueadores de aldeias, estupradores, assassinos, escravagistas”, lembrou a codeputada estadual eleita por São Paulo, Mônica Seixas.

PUBLICIDADE

O debate sobre o ressignificado histórico de nomes de ruas e monumentos, a fim de não dar publicidade a personagens que foram por exemplo torturadores ao longo da história, ganhou força durante manifestação em Charlottesville, nos Estados Unidos. Entenda.

Confira algumas reações:

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email