Bannon anuncia que Trump contornará a lei para disputar um terceiro mandato nos Estados Unidos
Aliado de Trump insinua manobras para driblar limite constitucional de dois mandatos nos EUA
247 – O ex-estrategista-chefe da Casa Branca, Steve Bannon, afirmou que Donald Trump encontrará uma forma de contornar a limitação constitucional de dois mandatos presidenciais nos Estados Unidos e disputará novamente a Casa Branca em 2028. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Chris Cuomo, da NewsNation, na última quarta-feira, e reportada pelo site RT.
“Sou um firme defensor da ideia de que o presidente Trump concorrerá novamente em 2028. Eu já o endossei. Um homem como ele surge uma vez a cada século, se tivermos sorte. Ele está em chamas e sou um grande apoiador. Quero vê-lo novamente em 2028”, declarou Bannon.
A Constituição dos Estados Unidos, em sua 22ª Emenda, estabelece que "nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes". Quando questionado sobre como Trump poderia contornar essa restrição, Bannon respondeu de forma enigmática: "Estamos trabalhando nisso". Ele acrescentou que haverá "algumas alternativas" e sugeriu que o grupo que apoia Trump tem "muitas coisas em andamento" para viabilizar a candidatura.
Diante da insinuação de que estaria sugerindo uma revolução violenta ou uma insurreição, Bannon negou: "Não. Somos grandes defensores da democracia". Ele explicou que a estratégia é mobilizar a base de eleitores de Trump, incluindo aqueles que normalmente votam com menor freqüência e os chamados "eleitores de baixa informação".
Trump, que já fez comentários irônicos sobre um possível terceiro mandato, disse em um comício em Nevada, em janeiro deste ano, que "seria a maior honra da minha vida servir, não apenas uma, mas duas, três ou quatro vezes".
No início de 2024, o congressista republicano Andy Ogles propôs uma emenda à Constituição para permitir que presidentes que não tenham cumprido dois mandatos consecutivos possam disputar um terceiro. Na ocasião, Ogles justificou a proposta dizendo que "é imperativo que forneçamos ao presidente Trump todos os recursos necessários para corrigir o curso desastroso estabelecido pelo governo Biden".
Trump foi eleito pela primeira vez em 2016, derrotando a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Em 2020, tentou a reeleição, mas perdeu para o democrata Joe Biden. Em 2024, venceu novamente, derrotando a então vice-presidente Kamala Harris. O limite de dois mandatos foi inserido na Constituição dos EUA após Franklin D. Roosevelt exercer a presidência por quatro mandatos consecutivos, um fato inédito na história do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: