BRICS não busca dominância global, afirma Lavrov
Chanceler russo afirma que o Ocidente busca manter sua hegemonia, adotando práticas coloniais
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Tass – Diferentemente do Ocidente, que pratica abordagens racistas, o BRICS não está buscando a dominância global, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após a reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS.
"A multipolaridade não é algo que dependa dos desejos de um determinado estado ou grupo de nações. A multipolaridade, ou policentrismo como também chamamos, é um processo histórico que se desenvolve objetivamente e que não pode ser interrompido", declarou Lavrov, segundo reportagem da Tass. "Embora o Ocidente esteja tentando atrasá-la de todas as formas possíveis para prolongar sua hegemonia, que foi proclamada como o objetivo principal dos EUA e seus aliados. Eles dizem abertamente que a ordem mundial, na qual o papel de liderança pertence aos americanos, à OTAN e à UE, não pode ser alterada", continuou ele.
"Esta é uma mentalidade abertamente neocolonial, que se manifesta em tudo o que o Ocidente coletivo faz. É o Ocidente que está tentando dividir o mundo em vários blocos", destacou Lavrov. "Pensem em como os americanos convocaram uma 'cúpula para a democracia', onde escolheram pessoalmente os participantes e enviaram convites. Havia apenas um critério para ser convidado – lealdade aos Estados Unidos, em primeiro lugar, lealdade à administração democrática do [presidente dos EUA] Joe Biden", afirmou ele.
Lavrov também reiterou as declarações do Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, que disse que aqueles que não quiserem se sentar à 'mesa democrática' correm o risco de ir para o menu. "Declarações mais racistas e neocolonialistas são difíceis de imaginar. Portanto, não é o BRICS que está se isolando do resto do mundo. Pelo contrário, o BRICS surgiu objetivamente como um grupo de nações interessadas na justiça na arena internacional. O BRICS não está buscando o papel de algum tipo de pólo. Haverá muitos mais pólos em um mundo policêntrico", concluiu Lavrov.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: