HOME > Mundo

EUA endurecem regras para visitantes canadenses e exigem registro para estadias superiores a 30 dias

Medida se baseia em lei já existente, mas nunca aplicada de forma consistente, e passa a valer em meio a uma escalada nas tensões entre os dois países

arliament Hill in Ottawa, Ontario, Canada, March 22, 2017. REUTERS/Chris Wattie/File Photo (Foto: Chris Wattie - Reuters)

247 - Os Estados Unidos anunciaram que passarão a aplicar uma lei de imigração que exige o registro formal de cidadãos canadenses que permanecerem no país por 30 dias ou mais. A exigência, segundo o jornal The New York Times, já estava prevista na legislação americana, mas nunca foi aplicada de maneira uniforme aos visitantes vindos do Canadá. De acordo com a norma, estrangeiros com 14 anos ou mais que não tenham sido previamente registrados pelas autoridades dos EUA precisam se cadastrar e fornecer impressões digitais antes de completar 30 dias no país.

A decisão de implementar a regra segue uma ordem executiva assinada no primeiro dia do mandato do presidente Donald Trump, que determinava a aplicação rigorosa da legislação imigratória. A ordem também advertia que o não cumprimento da exigência seria tratado como "prioridade de execução civil e criminal".

O Departamento de Segurança Interna dos EUA e os Serviços de Cidadania e Imigração ainda não comentaram oficialmente sobre a medida. No entanto, uma publicação recente do USCIS, órgão responsável pelo processamento de imigração, informou que o governo americano dará instruções sobre como os estrangeiros poderão cumprir o novo requisito.

A decisão ocorre em um momento de crescente tensão entre os dois países. A administração Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre diversas importações canadenses, recuando posteriormente em relação a alguns produtos. Além disso, recentemente, as tarifas sobre o aço e o alumínio canadenses foram dobradas como retaliação a uma medida do governo de Ontário, que elevou as taxas sobre a exportação de eletricidade para os EUA.

Artigos Relacionados