Houthis advertem Israel: ataques navais serão retomados se bloqueio a Gaza continuar
Grupo deu a Israel um prazo de quatro dias para levantar o bloqueio a Gaza
247 - O líder dos rebeldes Houthis do Iêmen declarou na sexta-feira (7) que o grupo retomará suas operações navais contra Israel caso o país não levante o bloqueio à entrada de ajuda humanitária em Gaza dentro de quatro dias. Os Houthis haviam reduzido seus ataques marítimos desde janeiro, após um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Manifestações populares em massa ocorrem no Iêmen neste sábado (8) após anúncio do ultimato a Israel.
O movimento lançou mais de 100 ataques contra embarcações desde novembro de 2023, em solidariedade aos palestinos devido à guerra de Israel em Gaza. Durante esse período, os Houthis afundaram dois navios, capturaram outro e mataram pelo menos quatro marinheiros.. Os ataques afetaram gravemente o comércio global, forçando empresas de navegação a redirecionar rotas para contornar o sul da África, resultando em viagens mais longas e dispendiosas. O grupo também atacou porta-aviões dos EUA, prometendo fechar o Estreito de Bab al-Mandab se Washington continuasse a enviar carregamentos militares para Israel.
"Damos um prazo de quatro dias. Este prazo é para que os mediadores do cessar-fogo em Gaza avancem em seus esforços", declarou Abdulmalik al-Houthi em cadeia nacional. "Se o inimigo israelense, após quatro dias, continuar impedindo a entrada de ajuda humanitária em Gaza e mantiver completamente fechadas as passagens, retomaremos nossas operações navais contra o inimigo israelense", acrescentou.
"Israel segue por um caminho que está muito longe da paz e da trégua", afirmou.
Em 2 de março, Israel bloqueou a entrada de caminhões de ajuda humanitária em Gaza, alegando que o Hamas estava desviando os suprimentos e impedindo os palestinos de acessá-los.
O Hamas elogiou o anúncio dos Houthis nesta sexta, afirmando que a decisão "corajosa" é uma extensão do apoio e assistência que os Houthis forneceram ao longo dos 15 meses de guerra em Gaza.
Os Houthis, grupo que controla grande parte do Iêmen, declararam em fevereiro que adotariam ações armadas caso os Estados Unidos e Israel tentassem forçar o deslocamento de palestinos de Gaza, uma proposta recentemente defendida pelo presidente norte-americano, Donald Trump. (Com agências).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: